Blue Forest leva água potável às comunidades da Ilha de Idugo na Zambézia

O Projecto Blue Forest, sediado nos Emirados Árabes Unidos (EAU), operacionalizado pela Moz Blue em Moçambique, o maior projecto de reflorestação de mangais de África, está a construir uma estação de água para uma comunidade insular na Ilha de Idugo, província da Zambézia, zona centro do país.

Blue Forest leva água potável às comunidades da Ilha de Idugo na Zambézia
Blue Forest

A iniciativa decorre em parceria com a Fundação Zalala e com a ajuda de 45 voluntários dos Emirados Árabes Unidos, representando a maior delegação vindo daquele país asiático, coincidindo com as comemorações hoje, do Dia Mundial da Água.

 

A informação foi divulgada hoje, em comunicado de imprensa da Blue Forest, na qual refere que, “ A comunidade da ilha de Idugo beneficiará da nova estação de água e dos laços mais fortes de turismo e investimento entre os EAU e Moçambique”, le-se na nota de imprensa do projecto.

 

Os voluntários em alusão, irão trabalhar com a Fundação Zalala para construir um novo poço de água, uma bomba mecânica alimentada por energia solar, uma torre de água com 10 metros de altura e um tanque elevado de 10.000 litros.

 

Os empreendimentos poderão fornecer até 15 000 litros por dia de água potável limpa e segura a uma microrede de 10 000 residentes da ilha e permitirá, pela primeira vez, saneamento adequado, uso doméstico e fornecerá a única escola primária da ilha.

 

Para o fundador e CEO da Blue Forest, Vahid Fotuhi, a sua organização esta empenhada em transformar vidas em Mocambique. “Estou honrado em reunir comunidades dos Emirados Árabes Unidos e de Moçambique para trabalhar de mãos dadas num projecto que transforma vidas. Esta nova instalação de água fornecerá água limpa e potável durante os próximos 100 anos. É um símbolo físico do compromisso de longo prazo da Blue Forest em trabalhar com as comunidades locais na Zambézia, tanto na restauração das florestas de mangais como na melhoria dos meios de subsistência da comunidade.”, lê-se na nota.

 

Segundo a fonte, a instalação de água comunitária de Idugo é um de muitos projectos liderados pela Blue Forest como parte do projecto MozBlue com foco na melhoria da qualidade de vida das comunidades, assegurando que, na fase de construção do empreendimento, todos os materiais e mão de obra em Idugo serão adquiridos localmente e que os moradores serão treinados para manter o sistema de água instalado.

 

Esta abordagem da Blue Forest apoia tanto as comunidades como os mangais, protegendo as florestas da exploração e garantindo que a maior parte do rendimento gerado através dos créditos de carbono seja distribuída directamente às comunidades locais. Além da renda gerada, as florestas de mangue proporcionam benefícios significativos para o enriquecimento da biodiversidade, gestão do clima e prosperidade comunitária.

 

MozBlue é um dos maiores projectos florestais liderado pelas comunidades a nível mundial e inclui o plantio de mais de 300 milhões de mangais até 2030. O projecto abrange 180.000 hectares e terá um impacto positivo na vida de 400.000 membros da comunidade que ali vivem.