Presidente de UBA partilha experiência de liderança como princípio para sucesso empresarial

O Timoneiro do United Bank for Africa (UBA), Tony O. Elumelu, partilhou recentemente a sua experiência em liderança como princípio que joga papel preponderante para o sucesso empresarial em todas os ramos de actuação.

Presidente de UBA partilha experiência de liderança como princípio para sucesso empresarial

O economista, filantropo e presidente do principal grupo pan-africano de serviços financeiros, assegura que o talento e disciplina são características fulcrais dos indivíduos que assumem liderança e provocam transformações com impacto na vida das pessoas e nas economias.

 

“As pessoas perguntam-me muitas vezes como é que eu aprendi a liderança. Devo ir a um curso? Comprar um livro? Arranjar um mentor? Os líderes nascem líderes ou é possível tornar-se um líder? Tal como digo em relação ao sucesso empresarial, a liderança tem muitas componentes, a sorte e estar no sítio certo à hora certa. Mas também acredito que o talento e a disciplina criam uma visão, resiliência e concentração necessárias para forjar a liderança pessoal”, disse Tony O. Elumelu, na sua abordagem intitulada ‘Os Princípios de liderança”.

 

A fonte refere que, os líderes devem exigir sempre excelência e esse foi o legado herdado dos seus mentores, Banigo, Toyin Akin-Johnson e Ebitimi nos primeiros anos da sua carreira quando era estagiário numa agência bancária, apontando os princípios de coerência, integridade e carácter como pilares de liderança dentro das instituições.

 

“As pessoas querem confiar num líder que acreditam ser íntegro. A liderança não consiste apenas em dizer às pessoas o que devem fazer, mas também em dar o exemplo. Um bom líder deve dar o exemplo e praticar o que prega, o que demonstra integridade, isso cria confiança e respeito”, refere a fonte.

 

Vinca igualmente que, os líderes devem transmitir conhecimentos, partilhando o privilégio de ter sido orientado pelos seus mentores a desenvolver um pensamento estratégico e a forma de direcionar suas ideias para acções concretas e tirar maior vantagem das oportunidades.

 

Refira-se o Banco UBA, esta presente no mercado financeiro moçambicano a mais de 10 anos, oferecendo soluções financeiras de impacto para a economia nacional.

TORRE/AIM