Novo serviço de transporte de mercadorias entre o Egito e a Itália está prestes a ser abandonado

A ligação intermodal entre os portos de Damiette e Trieste foi apresentada no Cairo: operacional esta noite a partir de 29 de novembro

Novembro 13, 2024 - 15:04
 0
Novo serviço de transporte de mercadorias entre o Egito e a Itália está prestes a ser abandonado

AGI - Uma nova linha marítima lançada em 29 de novembro e que entregará o porto egípcio de Damiette a Trieste , mas para criar um corredor de conectividade marítima e para fortalecer as trocas comerciais entre o Egito e a Itália. Este é o resultado concreto de uma série de acordos entre o Egipto e a Itália destinados a reforçar o desenvolvimento das infra-estruturas e da mobilidade sustentável no âmbito do plano Mattei .

O Ministro Egípcio da Indústria e Transportes, Kamel el Wazir, declarou recentemente que a nova linha marítima “duplicaria as exportações egípcias e aumentaria as receitas dos navios, abrindo novos mercados de exportação para os produtos agrícolas egípcios no mercado italiano e europeu”. O ministro de coração que o governo egípcio no lugar das incitações diz que a redução das taxas portuárias de 88% e células das viagens nas rotas egípcias à 100 dólares para os camiões e géneros que chegam. Este projecto também está incluído no quadro de directivas do Presidente Abdel Fattah al-Sissi destinadas a transformar o Egipto num centro regional de transporte, logística e comércio de trânsito.

A Ministra do Planeamento, Desenvolvimento Económico e Cooperação Internacional, Rania al Mashat , declarou que o projecto de ligação intermodal "irá aumentar a acessibilidade das exportações agrícolas egípcias ao mercado europeu, bem como a atractividade do mercado egípcio para os investimentos estrangeiros, favorecendo os benefícios do croissance econômico”.

Segundo o ministro da Agricultura egípcio, Alaa Farouk , a rota entre Damiette e Trieste "deverá apoiar o transporte das culturas agrícolas egípcias da forma mais rápida e económica que o transporte para o estrangeiro, garantindo também a qualidade dos produtos nela contidos que les fraises, les raisins e as leguminosas”. De Trieste, um ao lado do outro, principalmente das máquinas.

 

A primeira carga chegará ao porto de Damiette no dia 23 de novembro com carregamento de mercadorias e contêineres vistos, para chegar ao porto egípcio no dia 29 de novembro e chegará a Trieste no dia 2 de dezembro . A logística será realizada pela Alpe Adria , com a Med Roll (de Samer e Zenatek de Ennio Zanotti, especialmente desenvolvida para sistemas de rastreamento). O serviço será prestado pelo grupo DFDS em conjunto com a Samer&Co. A expedição aura inicializa uma frequência hebdomadaire. A duração estimada da viagem é de 68 horas.

O acordo intergovernamental para o lançamento do projeto online entre Damiette e Trieste está previsto para estrear em 2024. Em março, o embaixador da Itália no Egito, Michele Quaroni , declarou que o online “não é estritamente Egito e Itália, mas também toda a Europa”. Entre as iniciativas que visam fortalecer as relações bilaterais entre a Itália e o Egito, a nova situação de Cassa Depositi e Prestiti (Cdp), Simest, Sace e Agenzia Ice foi inaugurada hoje no Cairo, no dia 17 de março, edifício onde se encontra o escritório económico e comercial. da embaixada italiana no Cairo.

A presença, na mesma estrutura, do sistema italiano "mostra o grande interesse que a Itália demonstra em reforçar ainda mais as suas relações com o Egipto, também como acordos bilaterais assinados pelos operadores italianos e egípcios nos sectores dos transportes, de energia e formação”, afirmou Michele Quaroni nesta ocasião. Os escritórios recém-inaugurados constituem um exemplo único do sistema italiano.