Avião da Airlink com 32 passageiros despista ao aterrar no aeroporto de Pemba
Um avião da marca Embraer ERJ 135 da companhia sul-africana Airlink, com 32 passageiros, sofreu um despiste e saiu da pista esta quinta-feira, ao aterrar no Aeroporto de Pemba, na província de Cabo Delgado.
Todos os passageiros saíram ilesos, mas o incidente forçou encerramento temporário do tráfego aéreo no aeroporto local segundo informação da companhia sul-africana.
As prováveis causas estão relacionadas com o piso molhado devido a chuva que caiu nas últimas 24 horas na cidade de Pemba.
A companhia diz que avião partiu de Joanesburgo com destino a Pemba e tinha a bordo 32 passageiros e três tripulantes, que todos saíram pela porta principal.
De acordo com a transportadora, o aparelho com a chapa de matrícula SZ-SJX que operava o voo 4Z 204, está nos hangares do aeroporto de Pemba aguardando a chegada de uma equipa de mecânicos da companhia, ao mesmo tempo que a AIRLINK presta apoio aos passageiros.
“Até ao momento não há relato de feridos. A Airlink e o pessoal do aeroporto de Pemba estão a cuidar dos passageiros e tripulantes”, refere.
A Airlink acrescenta que “notificou as autoridades relevantes” de Moçambique e da África do Sul deste incidente e que a empresa que gere o aeroporto de Pemba “fechou a pista”.
“Assim que reabrir enviaremos uma aeronave de reserva para Pemba e uma equipa que ajudará na recuperação da aeronave, que aquaplanou ao sair da pista”, descreve ainda a companhia.