EUA distinguem melhores exportadores de Moçambique

A distinção foi feita pela Directora da USAID em Moçambique, Helen Pataki, durante o lançamento oficial da 57ª edição da Feira Internacional de Comércio de Maputo (FACIM 2022).

Agosto 16, 2022 - 18:59
 0
EUA distinguem melhores exportadores de Moçambique
Helen Pataki, Directora da USAID Moçambique

Os Estados Unidos da América (EUA) distinguiram semana passada, em Marracuene, província de Maputo, cinco empresas moçambicanas que se destacaram no ano passado na exportação de diversos produtos agrícolas. A distinção foi feita pela Directora da USAID em Moçambique, Helen Pataki, durante o lançamento oficial da 57ª edição da Feira Internacional de Comércio de Maputo (FACIM 2022).

 

Trata-se das empresas “Nova Sun Limitada” distinguida como “Exportador do Ano”; “Beluzi Bananas Lda.”, prémio “Exportador do ano em segundo lugar”; “Murrimo Macadâmia” distinguido como “Melhor Exportador para o Mercado da África do Sul”; “Chá de Magoma”, que recebeu o prémio de melhor “Exportador para o Mercado dos EUA”, por fim, foi distinguida a empresa “Sunshine Nuts” ao prémio de “Revelação”, pelo impacto social através do desenvolvimento comunitário.

 

De acordo com uma nota da Embaixada dos EUA, os vencedores do prémio, todos eles exportadores de produtos agrícolas tais como frutos secos, bananas e chá, sublinharam a necessidade de diversificar o sector de exportação moçambicano.

 

“Este prémio incentiva e encoraja as empresas exportadoras em Moçambique a continuarem a explorar formas inovadoras de melhorar a sua competitividade regional de exportação e a exportarem os seus produtos para todo o mundo bem como para o mercado dos E.U.A., utilizando a Lei de Crescimento e Oportunidade de África (AGOA)”, lê-se no comunicado.

 

Durante a cerimónia, a Directora da USAID, elogiou a colaboração contínua entre os Estados Unidos e Moçambique no apoio ao sector privado, cujos resultados são ilustrados pelos vencedores dos prémios. “O governo dos EUA partilha uma visão com todos os nossos parceiros para promover o papel do crescimento económico liderado pelo sector privado.

 

“A USAID e o governo mais amplo dos EUA estão empenhados em promover um crescimento económico inclusivo, sustentado e resiliente nos países em desenvolvimento, incluindo Moçambique”, disse Pataki.

 

Esta foi a segunda edição do Prémio Anual do Exportador, uma colaboração entre o Governo dos Estados Unidos, a Agência de Promoção de Investimentos e Exportações (APIEX), e a Confederação das Associações Económicas de Moçambique (CTA). O evento contou coma presença do Ministro da Indústria e Comércio, Silvino Moreno, Governador da Província de Maputo, Júlio Parruque, empresários.