Chapo pede vitória esmagadora em Gaza

Daniel Chapo, candidato presidencial pela Frelimo, às presidenciais de outubro próximo, protagonizou na manhã de hoje, uma escalada vibrante na província de Gaza, zona sul, com a porta de entrada pelo distrito de Chongoene, local onde pediu 100 por cento de votos para si e para seu partido FRELIMO no escrutínio de outubro próximo.

Setembro 11, 2024 - 22:47
 0
Chapo pede vitória esmagadora em Gaza
Candidato presidencial da Frelimo em Chongoene

Em troca, o candidato presidencial suportado pela FRELIMO, promete reabilitar e construir estradas, sobretudo a via que liga Chongoene com o distrito de Mandjacaze, passando pela localidade de Manguze, bem como um hospital distrital de raiz e escola secundária local.

Estas infra-estruturas, visam acelerar o desenvolvimento de um distrito novo, criado há sensivelmente oito anos, mas com um potencial de se tornar rapidamente um gigante em vários sectores produtivos, tal como agricultura, turismo e indústria transformadora.

Com essas promessas, Chapo conquistou os corações do eleitorado local, que sentiu que o candidato conhece as inquietações e preocupações do povo de Gaza e em particular em Chongoene, tendo aproveitado a ocasião para pedir 100 de votos numa província por natureza, hostil a oposição e fiel a FRELIMO, partido libertador.

“Eu sei que, aqui em Gaza são 100 por cento de votos. Gaza não brinca. No dia 9 queremos vitória a 100 por cento para o candidato da FRELIMO e para o partido”, pediu Chapo.

Pediu a população para não ficar em casa no dia da votação, orientando para uma afluência em massa as assembleias de voto para votar a FRELIMO e Chapo, como as soluções ideias para os problemas do país e de Gaza em particular.

Lembrou as realizações que o governo da FRELIMO vem fazendo em Gaza, em particular no distrito de Chongoene, que classificou como terra de oportunidades, a avaliar pelos investimentos em curso que poderão mudar a história daquele ponto do país.

De acordo com o candidato da FRELIMO, em Chongoene há condições favoráveis para implementação de vários projectos de desenvolvimento, apontando a construção do aeroporto Filipe Nyusi naquele distrito e o Porto de Chongoene em fase de desenvolvimento, podendo dinamizar a economia local em larga escala nos próximos anos.

No sector de agricultura, Chapo entende que o distrito tem tudo para dar certo, assumindo o compromisso de Ajudar na mecanização da agricultura local, que até agora é de nível de subsistência.

“Com a mecanização agrícola aqui, abre-se a possibilidade de chegada de farmas e por sua vez poderão aumentar a produção e produtividade. Poderá se criar empregos para jovens no sector industriar”, vincou.

Falou igualmente do projecto de criação de um banco de desenvolvimento, para abrir linhas de financiamento as iniciativas geradoras de renda para jovens e mulheres.

Essa visão visa estimular o empreendedorismo no seio da juventude, mulheres e população no geral, criando dinâmicas econômicas abrangentes e inclusivas.

Referiu sobre a necessidade da expansão da rede eléctrica para zonas sem acesso e redes de abastecimento de água as populações.

Chongoene, foi o primeiro distrito escolhido pelo Cândida de para a sua ação de caça ao voto, estando previsto uma agenda apertada de três dias em Gaza. Amanhã, o candidato da FRELIMO trabalha nos distritos de Massingir, Chokwé e posto administrativo Malehice.