Chapo confirmado vencedor das presidenciais
A Comissão Nacional de Eleições (CNE), confirmou esta tarde, a vitória expressiva do candidato do partido Frelimo, Daniel Francisco Chapo, como o mais votado nas eleições gerais de 9 de Outubro, com 4.912.772 votos, correspondentes a 70.67%.
Os resultados acabam de ser anunciados esta tarde, pelo presidente da CNE, Dom Carlos Matsinhe, numa altura em que, parte da população moçambicana, na sua maioria jovens, esta na rua a contestar os mesmos resultados em quase todas as províncias, numa manifestação convocada pela oposição que não concorda com os resultados veiculados pelos órgãos de administração eleitoral.
De acordo com a Comissão Nacional de Eleições, o segundo lugar é ocupado pelo candidato Venâncio Mondlane, o único que contesta energicamente os resultados, com 1.412.517 votos, correspondentes a 20.32%.
Na terceira posição, esta o líder da Renamo, ate então a segunda maior força política do país, Ossufo Momade, com universo de 413.591 votos, equivalentes a 5.81%. os números anunciados, empurram Ossufo Momade para um lugar de desconforto, perdendo o estatuto do líder do segundo partido mais votado, uma vez que, a nível das legislativas, a segunda posição é ocupada pelo partido PODEMOS, que suportou a candidatura do Venâncio Mondlane.
Na quarta e última posição, quedou o candidato, Lutero Simango, suportado pelo Movimento Democrático de Moçambique, com um desempenho de 223.066 votos, correspondentes a 3.2%.
Os resultados hoje anunciados, seguem para validação pelo Conselho Constitucional, órgão com competência para proclamar o vencedor.