Chapo vai aplicar todos meios disponíveis para acabar com terrorismo

O candidato presidencial pela FRELIMO, as gerais de Outubro próximo, no seu último dia de campanha eleitoral na província de Cabo Delgado, zona norte, comprometeu-se a aplicar todos os meios possíveis e disponíveis para acabar com o terrorismo.

Setembro 30, 2024 - 16:36
Setembro 30, 2024 - 16:45
 0
Chapo vai aplicar todos meios disponíveis para acabar com terrorismo
Candidato presidencial da FRELIMO em Cabo Delgado

Para Chapo, se o país quiser trilhar rota do desenvolvimento, a primeira prioridade é estancar a insurgência e devolver a paz na região de Cabo Delgado, condição considerada “sim qua non” para a materialização dos projectos estruturantes de desenvolvimento.

Para o candidato da FRELIMO, o terrorismo tem dias contados e se for eleito no dia 09 de Outubro nas eleições gerais, tudo fará para que a ação dos insurgentes chegue ao fim.

A convicção do Chapo decorre dos esforços em cursos para acabar com o terrorismo que atormenta a província de Cabo Delgado 2017, com saldo de mais de dois mil mortes, mais de um milhão de deslocados internos, para além de um rasto de destruição de infraestruturas públicas e privadas.

Segundo o candidato da FRELIMO as gerais de 2024, da mesma forma que o país se livrou do jugo colonial, um sistema opressivo contra o povo, da guerra dos 16 anos contra a Resistência Nacional de Moçambique (RENAMO) hoje o principal partido da oposição, dos ataques perpetrados pela Junta-Militar da Renamo, na altura liderada pelo rebelde, Mariano Nhongo, também o terrorismo vai chegar ao fim. 

“O primeiro objectivo da governação é trabalhar para acabar com o terrorismo usando todos os meios disponíveis para devolver a paz. A paz é a condição para o desenvolvimento, sem a paz não há como Cabo Delgado desenvolver”, disse chapo no seu último comício realizado hoje na cidade de Pemba, capital provincial.

De acordo com Chapo, a paz vai permitir a reconstrução da província, sobretudo nos distritos onde a insurgência destruiu infraestruturas. “Com a paz vamos reconstruir as vias, as escolas, os hospitais e outras infraestruturas essenciais”, vincou.

Considerou a província nortenha de Cabo Delgado rica em recursos minerais e hidrocarbonetos, prometendo colocar as receitas provenientes da exploração dos mesmos, para melhorar a vida das populações desta província, sobretudo nos locais onde ocorre a exploração efectiva.

Entende que, as empresas que estão em Cano Delgado para a exploração dos recursos serão persuadidas a trazer a indústria para a transformação da matéria prima a nível local, como forma de agregar valor aos produtos extraídos e criar emprego para a juventude local.

Entende que, há necessidade de uma maior aposta no conteúdo local no âmbito da exploração do gás e petróleo de Cabo Delgado, para permitir criar dinâmicas na economia através do sector privado, onde as micro, pequenas e médias empresas possam assumir protagonismo necessários.

“Está província é rica em hidrocarbonetos, rubis, ouro, grafite, entre outros. O que vamos fazer é garantir que as receitas sejam utilizadas para desenvolver as comunidades onde ocorrem os recursos. Queremos que a riqueza seja desta província seja sentida pelo povo”, vincou.

No âmbito da sua visão de capitais temáticas, Chapo entende que, a província de Cabo Delgado, considerada a terceira maior baia do mundo, pode ombrear com a província de Inhambane, zona sul, o estatuto de capital turística de Moçambique.

“Nós, entendemos que, Cabo Delgado, com as suas ilhas, praias, reservas, cotadas, entre outras maravilhas, pode ser considerada a capital do turismo”, enfatizou.

O candidato da FRELIMO sai de Cabo Delgado com a sessão missão cumprida, depois de ter escalado em quatro dias em nove distritos, despigmente, Mocimboa da Praia, Muidumbe, Mueda, Montepuez, Balama, Ancuabe, Namuno, Chipre e Cidade de Pemba.