Lutero Simango promete acabar com terrorismo e fomentar indústria em Cabo Delgado
O candidato presidencial do Movimento Democrático de Moçambique (MDM), Lutero Simango, realizou hoje um comício no distrito de Montepuez, no Posto Administrativo de Mirate e na localidade de Mararage, na província de Cabo Delgado, onde assegurou à população local que, caso seja eleito, irá pôr fim ao terrorismo que tem devastado esta região do norte do país.
Simango também prometeu impulsionar o desenvolvimento económico de Cabo Delgado através da criação de indústrias locais, nomeadamente uma de processamento de grafite, recurso abundante na região, e outra de processamento de madeira. "O grafite não pode ser exportado em bruto. Vamos processá-lo aqui para maximizar o desenvolvimento local e criar mais empregos, especialmente para os jovens," afirmou o candidato, que também se comprometeu a melhorar o acesso a água potável, construir escolas de qualidade e hospitais equipados com medicamentos adequados.
Simango destacou a importância de investir em infra-estruturas, referindo-se às más condições das estradas que dificultam o acesso a várias localidades em Montepuez. "Com Lutero Simango e o MDM, as coisas vão mudar. Jovens, confiem em nós, temos a solução para os vossos problemas," declarou o candidato, reafirmando o seu compromisso de criar mais empregos através do desenvolvimento industrial.
O candidato presidencial, que iniciou a sua campanha em Cabo Delgado pelo distrito de Balama, destacou ainda que está a utilizar vias terrestres durante a campanha para compreender de perto as dificuldades enfrentadas pela população. Simango comprometeu-se também a melhorar as vias de acesso aos postos administrativos, essenciais para o desenvolvimento das áreas mais remotas da província.