Chapo reitera compromisso de criação de emprego e formação para jovens de Inharrime e Jangamo
Daniel Chapo, candidato presidencial pela Frelimo, às presidenciais de outubro próximo, no seu último dia de campanha eleitoral na província de Inhambane, zona sul país, prometeu programas estruturantes de emprego e formação técnico profissional para a juventude dos distritos de de Inharime e a Jangamo. A promessa eleitoralista do candidato está em linha com a visão do seu manifesto eleitoral que coloca a juventude no centro das atenções governativas.
De acordo com o candidato da Frelimo, Inharrime e Jangamo, com uma população jovem que enfrenta constrangimento ligado ao desemprego, vai beneficiar de programas abrangentes de emprego, no quadro da visão da Frelimo que encara os jovens como o motor do progresso, daí a importância de dar aos jovens habilidades e oportunidades necessárias para prosperarem.
Para Chapo, essa abordagem na área da juventude será materializada, em parte com a promoção do associativismo juvenil, como modelo adequado que assegura a participação dos jovens nos processos de desenvolvimento e de tomada de decisão.
Em Inharrime, Chapo prometeu igualmente dinamizar o sector agrário através de construção de regadios para impulsionar a produção e produtividade e em cadeia que justifique a implantação das indústrias.
Na abordagem do candidato, com a atração da indústria, estarão assegurados postos de trabalho para jovens, uma das grandes preocupações locais, tendo em conta que Inharrime, tal como é o caso da Massinga, são distritos mais populosos da província de Inhambane.
“apostar no investimento continuo na formação profissional, de modo a incentivar os jovens a se formarem para saber-fazer e aumentar a sua empregabilidade. Queremos potenciar actividade agrícola para impulsionar a produção e por via disso atrair a indústria para aqui. Isso vai criar mais empregos para nossos jovens”, disse Chapo em Inharrime.
Mencionou a necessidade de reforço do financiamento as iniciativas empreendedoras geradoras de renda no seio desta camada social, bem como a concessão de bolsas para formação, para garantir que os jovens tenham uma educação que os empodere os torne capazes de contribuir a todos os níveis.
Falou das suas realizações enquanto governador de Inhambane, tendo construído vários sistemas de abastecimento de água, para além outras iniciativas levadas a cabo que revolucionaram o distrito.
Para a materialização do desiderato, Chapo pediu em troca voto para si e para o seu partido FRELIMO, para que consigam implementar o manifesto desenhado em função as inquietações do país, e em particular da província de Inhambane.
“A FRELIMO é único partido que conhece as preocupações do povo. No dia 9 votem em mim e na FRELIMO”, pediu.
Reconheceu que Inharime é Jangamo enfrentam um problema crônica de precaridades das vias, o que dificulta a tarefa de escoamento de produtos agrícolas de Inharime e Panda, para as zonas de consumo.
Prometeu mais vias de ligação para cidade de Inharime e Panda. “Vamos continuar a expandir as estradas pavimentadas. Queremos assegurar o escoamento de produtos das zonas de produção, para áreas de consumo. vincou.
Prometeu alargar os hospitais distritais, para melhorar o atendimento aos pacientes de Inharrime e Jangamo.
Está no topo das prioridades do candidato presidencial, a reabilitação do troço Inharrime-Panda. “Já estamos a trabalhar para reabilitar essa estrada. Temos pessoas que trabalha na Inharrime e vivem em Panda e Homoíne. Trata-se de uma estrada importante”, disse.
Ainda sobre este distrito, Chapo realçou a importância de se apostar em estradas que vão até à praia de Zavora, esperando que, estas infraestruturas sirvam para alavancar a indústria de turismo a nível local.
Falou das negociações em curso para a prática do preço justo da mandioca, produto que a indústria de pão adere, mas a preço que não encorajam a produção.
Hoje, Chapo termina seu périplo pela província de Inhambane, e segue viagem para a Província de Gaza, onde vai realizar ações de mobilização de voto com a porta de entrada no distrito de Chongoene.