Fundação Tony Elumelu e Parceiros lançam uma plataforma para empoderamento das mulheres

A Fundação Tony Elumelu e os Parceiros (União Europeia, GIZ Cooperação Alemã e Organização dos Estados da África, Caraíbas e Pacífico (OACPS), lançaram a 2ª edição do Programa de Empreendedorismo Feminino para África (WE4A), que visa o emponderamento da mulher através de financiamento de projectos de negócios sustentáveis. 

Novembro 5, 2025 - 21:30
Novembro 5, 2025 - 21:31
 0
Fundação Tony Elumelu e Parceiros lançam uma plataforma para empoderamento das mulheres

O Programa WE4A está a ser implementado em oito países de África e tem como objectivo incentivar a participação de mulheres empreendedoras africanas, fornecendo-lhes as ferramentas e recursos necessários para desenvolverem os seus negócios e contribuírem para o desenvolvimento económico dos seus países. 

As mulheres de África têm agora a oportunidade de se inscrever e participar nesta iniciativa transformadora que visa fomentar a criação de emprego, aliviar a pobreza e impulsionar o crescimento económico sustentável em Moçambique e no continente africano. 

As empreendedoras terão a oportunidade de receber um financiamento de capital inicial de USD 5.000 não reembolsáveis para expandir os seus negócios, para além de formação de classe mundial e orientação especializada. Na primeira fase do Programa foram financiadas 2.000 empreendedoras em todo o continente africano. 

Para promover maior participação, o Banco UBA, através da Fundação Tony Elumelu – a principal organização filantrópica africana dedicada ao empoderamento de jovens empreendedores, e os parceiros, está a realizar eventos de divulgação em todos os oito países em implementação, sendo que em Moçambique a sessão teve lugar esta quarta-feira em Maputo. Estes eventos estão a ser organizadas em colaboração com os escritórios da GIZ em cada país e têm um formato híbrido, com transmissão ao vivo e interacção entre os potenciais candidatos e antigos beneficiários do Programa.

De acordo com a Directora de Comunicação e Marketing da Fundação Tony Elumelu, Moyo Awotile, a chamada para candidaturas da segunda edição do Programa IYBA-WE4A está aberta desde o dia 6 de Outubro de 2025 e o encerramento está previsto para Janeiro de 2026.

“Estas sessões de divulgação têm como objectivo, informar e inspirar mulheres empreendedoras sobre as oportunidades oferecidas pelo Programa WE4A, partilhar histórias de sucesso de antigos beneficiários e incentivar as mulheres a candidatarem-se ao Programa”, destacou Moyo Awotile. 

Além dos eventos de divulgação, o Programa também irá realizar outras actividades complementares, destacando-se a contratação de influenciadores locais, acompanhamento do número de candidaturas para incentivar a participação, organização de clínicas de candidatura para ajudar os candidatos com dificuldades e produzir vídeos explicativos sobre as diferentes fases do Programa.

Quem pode participar

Empreendorismo iniciantes ou já estabelecidos em qualquer sector da economia;

Cidadãos Moçambicanos, com empresas sediadas no continente;

Pessoas com ideias inovadoras e soluções para desafios locais e globais