Os livros e editoras protagonistas da 24ª semana da língua italiana no mundo
AGI - O italiano e o livro: o mundo nas entrelinhas” é o fio condutor da 24ª edição da Semana da Língua Italiana no Mundo (SLIM), principal evento de promoção da língua de Dante no no dia internacional , aqui é este ano de 14 a 20 de outubro.
A apresentação do SLIM, ontem, no Salon des Conférences du Ministère foi aberta pelo vice-primeiro-ministro e ministro das Relações Exteriores, Antonio Tajan , que foi expressado pelo link de vídeo da escola italiana "Cristóvão Colombo" de Buenos Aires . Presentes também, entre outros, o secretário geral da Maeci, Riccardo Guariglia ; a embaixadora da Suíça na Itália, Monika Schmutz Kirgoz ; o diretor geral do Instituto Treccani, Massimo Bray , e o diretor geral de diplomacia pública e cultura de Maeci, Alessandro De Pedys .
Para esta ocasião, Tajani anunciou a criação, a partir do primeiro ano, da Jornada Internacional da Italofonia , sobre os demais países que a Itália fala nessas proporções da língua italiana: a Suíça, o Vaticano, Saint-Marin, mas também a Argentina. e outros países como Malte, Albânia e outros países dos Balcãs.
A projeção internacional da Itália e do livro na Itália, segundo M. Tajani, certamente beneficiou da participação dos pagantes, bem como do convite de honra, nos eventos do primeiro plano que a Feira Internacional do Livro de Túnis , que agora é tênue em abril, pouco antes da Feira Internacional do Livro de Varsovie (em maio de 2024), o mais importante livro polonês para livros. Os s'agit des "participations ont importants", ont souligné les intervenants, porque eles donné "un élan aux traductions des livres italiens, qui véiculent la culture du pays, et à sua comercialização ao l'étranger". A' savoir, l'Italie será l'invitée d'honneur, ce mois-c, à l'événement plus préstigieu du marché editorial: la Buchmesse de Francfort.
Para esta edição da semana da língua italiana no mundo, os líderes, a embaixada italiana em Túnis e o instituto cultural italiano em Túnis organizaram e coordenaram um programa de eventos muito rico e variado. A escritora italiana Donatella Di Pietrantonio discutirá com os alunos da Universidade de Manouba e com o público do Instituto Cultural Italiano em três encontros nos quais apresentará seu último livro, “A Idade Frágil” (graduado pelo Prix Strega 2024).
As oficinas educativas na Itália também são organizadas com escolas secundárias italianas de escolas secundárias tunisinas. No Institut supérieur des langues (ISln) de Nabeul conversamos sobre literatura estrangeira com o escritor italiano Marco Alloni, sobre livros italianos traduzidos para o árabe com Ahmed Somai e sobre a relação entre cinema e literatura com a projeção cinematográfica "Les Huit Montagnes".
Os estudantes italianos da Universidade de Sfax terão a oportunidade de participar de uma série de palestras e encontros da linguista Francesca Malagnini da Universidade para Estrangeiros sobre o tema das novas tendências da língua italiana. A dupla Palmeri – Sciacca (guitarra e hautbois) apresenta-se no Institut Supérieur des Sciences Humaines de Tunis e no ISLT num concerto intitulado “Notas entre as linhas”. A exposição do grupo musical turinense “Eugenio in Via di Gioia”, um recital em Hammamet do tenor Stefano Secco e da mezzo-soprano Sarah M'Punga, bem como o evento “L'Italie en musique”, organizado em Hammamet par Comites-Tunísia, sont également prévues.
Ao explicar a escolha do tema do SLIM 2024, M. Tajani explicou também que, há décadas, os livros italianos transmitem a história da Itália e as suas tradições estrangeiras. “Aqui está um livro italiano para navegar em uma história rica, como afirma M. Guariglia , em sintonia com os ministros. M. Tajani não precisa expressar sua satisfação por um evento de promoção como as células do SLIM que é ministro organizado com sucesso desde 2001, graças ao empenho de toda a profissão diplomática e consultiva italiana . Esta semana, insistiu, “para promover a educação e a formação de uma língua aqui le monde et continua à ouvrir aux gens des nouveau Horizons”.