Petrolífera Indonésia rescinde contrato de gás natural com Moçambique devido a conflitos em Cabo Delgado

A Pertamina, petrolífera estatal da Indonésia, anunciou o cancelamento do seu contracto de compra de gás natural com a Mozambique LNG, projecto liderado pela TotalEnergies. Este cancelamento, ocorrido sem penalizações para ambas as partes, deve-se aos contínuos ataques terroristas na província de Cabo Delgado, que paralisaram o projecto desde 2021.

Dezembro 12, 2023 - 14:34
Julho 4, 2024 - 16:34
 0

O contrato, estabelecido em 2019, previa a exportação de um milhão de mtpa (milhões de toneladas por ano) de gás natural de Moçambique para a Indonésia, ao longo de duas décadas. "Não há nenhuma [penalidade] porque é por força maior", explicou um porta-voz da Pertamina, segundo informações do portal Argus, especializado em energia.

O projecto da TotalEnergies em Cabo Delgado, cujo orçamento ultrapassa os 20 mil milhões de dólares, é considerado um dos maiores investimentos em gás natural em África. Contudo, encontra-se suspenso desde 2021, devido à instabilidade na região. Este é o primeiro cancelamento conhecido de um acordo de exportação de gás a partir desse terminal, inicialmente previsto para iniciar operações comerciais em 2028.

Patrick Pouyanne, presidente da TotalEnergies, numa conferência com analistas em Setembro, afirmou que a situação de insegurança em Cabo Delgado, que causou a suspensão dos trabalhos em 2021, "melhorou claramente", indicando a possibilidade de retoma das obras ainda este ano. Este desenvolvimento representa um passo significativo na eventual recuperação do projecto de gás natural naquela província moçambicana.

TORRE