HCM confirma três óbitos resultantes das manifestações

O Hospital Central de Maputo (HCM) a maior unidade sanitária do país, confirma três mortes resultantes das manifestações que tiveram lugar ontem na cidade de Maputo e sua periferia. “Nós reconhecemos dois óbitos extra-hospitalares e dentro do nosso hospital dos 66 que recebemos tivemos um óbito” avançou.

Novembro 8, 2024 - 11:52
Novembro 8, 2024 - 11:56
 0
HCM confirma três óbitos resultantes das manifestações

O número avançado pelo director do Departamento de Banco de Urgências do Hospital Central de Maputo, Dino Lopéz, em conferência de imprensa convocada hoje era para dar a conhecer o ponto de situação das ocorrências, a agitação social que caracterizou a capital moçambicana ontem.

De acordo com a fonte daquela unidade hospitalar, “HCM" recebeu ontem no geral 138 pessoas pacientes, dos quais o serviço de Urgência recebeu 8 entradas, a Genecologia 29 entradas, e a Urgência de adultos 101 pacientes. Desse número, 66 pacientes foram vítimas das manifestações, dois quais registamos 3 óbitos”, disse a fonte do HCM.

De acordo com o Dino Lopez, 56 pacientes tiveram lesões causadas por uso da arma de fogo pela polícia, 4 pessoas por queda e três por agressão física.

A fonte do HCM, ainda sublinhou que face a situação que o país a atravessa, foi desenhado uma escala de contingência de modo a aprimorar e aproximar os outros profissionais de saúde, para colmatar uma eventual indisponibilidade de outros profissionais.

“Nós conseguimos dar resposta a todos os casos que deram entrada no hospital, também reconhecemos os esforços de todos os nossos colegas uma vez que há uns que fazem 24 a 48 horas de serviço, ou ate 72 horas, a darem o seu máximo para um país melhor” disse.

Destacou igualmente, o apoio concedido por estudantes da medicina da Universidade Eduardo Mondlane(UEM) e ISCTEM, para dar vazão às solicitações.