INP diz que não há navio a caminho do carregamento de gás do Coral Sul FLNG

A instituição refuta a notícia divulgada há dias dando conta que o navio que vai transportar o primeiro gás da bacia do Rovuma já estava a caminho.

Agosto 30, 2022 - 05:27
Agosto 30, 2022 - 05:47
 0
INP diz que não há navio a caminho do carregamento de gás do Coral Sul FLNG

O Instituto Nacional de Petróleos de Moçambique (INP) disse na semana passada, que “não está previsto nenhum carregamento”, de gás natural produzido pela plataforma flutuante Coral Sul FLNG, referindo ainda que “não há indicação de nenhum navio a caminho”, da Área 4 da Bacia do Rovuma, norte de Cabo Delgado.

 

“Temos apenas o comissionamento [ancoragem] da plataforma flutuante em curso e o que posso dizer é que o processo está a decorrer dentro das condições previstas”, referiu Bangalane, em declarações ao  jornal ‘Notícias’.

 

Bangalane reagia à notícia divulgada nos últimos dias por vários meios de comunicação social dando conta  que o navio que vai transportar o primeiro gás da bacia do Rovuma já estava a caminho do campo de produção nas águas do norte de Moçambique.

 

O gestor recusou-se a adiantar datas para a primeira exportação de gás natural liquefeito, assegurando que assim que estiverem criadas as condições, a operação será anunciada.

 

Anteriormente, as autoridades moçambicanas e a petrolífera ENI tinham anunciado o início das exportações de gás natural através da plataforma no segundo semestre deste ano, mas têm sido mais cautelosas quanto à data para a realização desta etapa.