Nyusi convida Venâncio Mondlane e outros candidatos presidenciais para diálogo

O Presidente da República, Filipe Nyusi, convidou publicamente os quatro candidatos presidenciais para um encontro de diálogo, com o objectivo de encontrar uma solução para a actual crise pós-eleitoral. O anúncio foi feito hoje durante uma comunicação à nação, num contexto de crescente tensão política e social no país.

Novembro 19, 2024 - 19:19
Novembro 20, 2024 - 13:57
 0
Nyusi convida Venâncio Mondlane e outros candidatos presidenciais para diálogo

O convite surge num momento em que Moçambique enfrenta manifestações recorrentes que têm resultado em mortes e vandalização de propriedades públicas e privadas. As manifestações foram convocadas por Venâncio Mondlane, candidato presidencial apoiado pela juventude, que, no entanto, abandonou o país e encontra-se em paradeiro desconhecido.

Apesar do gesto de Nyusi, há dúvidas sobre a adesão de Mondlane ao diálogo. O candidato enfrenta um processo cível instaurado pelo próprio Chefe de Estado, que exige uma indemnização superior a 30 milhões de meticais, alegando que Mondlane incitou desordens que culminaram em prejuízos consideráveis.

Na sua comunicação, Nyusi atribuiu a responsabilidade pela violência das manifestações ao candidato da oposição, afirmando que Mondlane não conseguiu evitar que os protestos se tornassem violentos. O Presidente descreveu a situação como uma ameaça à estabilidade e apelou à necessidade de um entendimento entre as partes para pacificar o país.

Por outro lado, Mondlane fez uma transmissão ao vivo nas redes sociais, onde decretou três dias de luto nacional em homenagem às vítimas das manifestações, que ele denominou como uma revolução. O gesto reforça a polarização política e a incerteza sobre a viabilidade de um diálogo inclusivo no actual cenário.