PRM desmantela fábrica de droga no distrito municipal da Katembe
A Polícia da República de Moçambique (PRM) desmantelou uma fábrica clandestina de produção de droga, na tarde desta quarta-feira (29), localizada no interior de uma residência no bairro de Inguide, distrito municipal de Katembe, em Maputo.
A Polícia da República de Moçambique (PRM) desmantelou uma fábrica clandestina de produção de droga, na tarde desta quarta-feira (29), localizada no interior de uma residência no bairro de Inguide, distrito municipal de Katembe, em Maputo.
A descoberta é fruto de operação conjunta que contou com o envolvimento de membros do Serviço Nacional de Investigação Criminal (SERNIC) e agentes da PRM.
A PRM deteve também quatro indivíduos, dois condutores, e respectivos ajudantes, dos dois camiões que faziam o transporte dos reagentes do Porto de Maputo até a referida residência.
Falando a imprensa, na residência onde está localizada a fábrica, o porta-voz da PRM a nível da cidade de Maputo, Leonel Muchina, disse que durante a operação foram detidos quatro indivíduos na posse de reagentes.
A PRM também apreendeu uma quantidade não especificada da droga que, segundo Muchina, se presume que seja metanfetamina, vulgarmente conhecida por ice, tina, speed ou cristal.
“Desta apreensão pode também se ver vários reagentes, várias maquinetas também, de pesagem, para além de uma rota de fuga que se pode explorar através de túneis”, disse a fonte.
Explicou que os túneis foram criados propositadamente para se escapulirem no caso de uma intervenção das autoridades.
Segundo Muchina, ainda são escassas as informações sobre o funcionamento da fábrica e a quantidade de droga produzida naquele laboratório, afirmando que o SERNIC vai prosseguir com as investigações para neutralizar toda a rede que inclui cidadãos moçambicanos e nigerianos.
“Só o desmantelamento não é bastante, é preciso fazer um seguimento mais profundo para encontrar os responsáveis deste acto”, afirmou.
Fontes da PRM no local afirmaram que há dias morreu um indivíduo, aparentemente por intoxicação, depois de inalar os gases produzidos naquele laboratório.
Muchina disse também ser prematuro avançar dados quantitativos da droga produzida na residência.
Para disfarçar o cheiro produzido pela fábrica os malfeitores decidiram instalar um aviário para a criação de aves.
A metanfetamina é uma droga sintética estimulante cujos efeitos se manifestam no sistema nervoso central e periférico. Tem a fama de ser uma droga de abuso e possui um grande potencial de dependência e o seu consumo crónico pode conduzir ao aparecimento de comportamentos psicóticos.
Na semana passada, o SERNIC e a PRM também desmantelaram uma fábrica clandestina de produção de “mandrax”, no município da Matola, província meridional de Maputo.
Durante operação, foram detidos quatro indivíduos, dois de nacionalidade chinesa e dois moçambicanos.
A fábrica funcionava há três meses e a droga era produzida pelos dois cidadãos estrangeiros.