RAS / Traficante detido na posse de droga avaliada em 12 milhões de randes
As autoridades sul-africanas detiveram, terça-feira, um cidadão na posse de drogas no valor de 12 milhões de randes, ao longo da Estrada Nacional Número 12 (N12) em Springs, província de Gauteng, durante uma operação conjunta.
A operação foi liderada pela Célula de Planificação Trilateral (TPC) constituída por agentes de unidades de combate ao crime organizado de Moçambique, Tanzânia e África do Sul, escreve o portal IOL.
A TPC é uma estrutura que surge na sequência de um acordo entre os governos de Moçambique, Tanzânia e África do Sul para o fomento da cooperação internacional nas acções contra o tráfico de drogas.
Inicialmente, a TPC foi criada para trabalhar contra o influxo de heroína nos países referidos e tem como objecto desmantelar as redes de crime organizado que operam na costa marítima ocidental e no Oceano Índico.
Durante a operação, a TPC seguiu o suspeito depois de ter sido alertada sobre um cidadão que viajava de Moçambique para a vizinha África do Sul numa viatura de Ford Ranger de cor branca que transportava heroína e metanfetamina.
A viatura viria a ser interceptada cerca das 14h30 de terça-feira. Durante a revista foram descobertas drogas, com a assistência da polícia canina, acondicionadas em embalagens plásticas e escondidas num compartimento do veículo.
A operação culminou com a detenção do suspeito, 37 anos de idade, cuja nacionalidade não foi possível apurar. As drogas e o veículo foram apreendidos. Espera-se que o suspeito compareça no Tribunal de Springs esta quinta-feira, onde deverá enfrentar acusação de tráfico de drogas.