Rússia acusa EUA de terem “miragens” por alegar que Pretória lhe deu armas
O chefe da diplomacia russa disse apreciar e respeitar a neutralidade de Moçambique sobre a guerra na Ucrânia.
O ministro dos Negócios Estrangeiros da Rússia acusou os Estados Unidos da América (EUA) de terem miragens por declarar que a África do Sul deu armamento a Moscovo, através de um navio, em dezembro passado. O chefe da diplomacia russa disse apreciar e respeitar a neutralidade de Moçambique sobre a guerra na Ucrânia.
A visita de trabalho de dois dias de Sergey Lavrov a Maputo serviu, também, para o esclarecimento de questões polémicas ligadas à Rússia. Com declarações em tom crítico aos EUA e ao Ocidente, em geral, o diplomata acusou o embaixador dos Estados Unidos de ter miragens, ao alegar que a África do Sul forneceu armas à Rússia.
Sobre a neutralidade de Moçambique sobre a invasão da Ucrânia, o ministro dos Negócios Estrangeiros russo disse apreciar o facto de o país ter a sua própria posição, ao não se submeter às agendas dos países ocidentais.
“Moçambique tem a sua própria posição, acusando os países ocidentais de tentarem impor uma agenda a África para não fazer comércio, não dialogar, nem expandir relações com a Rússia”, explicou.
Sergey Lavrov é o ministro dos Negócios Estrangeiros da Rússia há mais tempo no posto. Assumiu o cargo em 2004.