África Subsaariana lidera crescimento global em 2024

Numa análise recente do Fundo Monetário Internacional (FMI), revela-se que a África Subsaariana está a ganhar destaque no cenário económico global.

África Subsaariana lidera crescimento global em 2024

Segundo as previsões para 2024, seis das dez economias com o melhor desempenho mundial pertencerão a esta região. Apesar de desafios como a pobreza e a desigualdade, países como a Costa do Marfim e a Tanzânia têm mostrado um crescimento impressionante devido à diversificação económica e à atração de investimentos estrangeiros.

 

Enquanto a Nigéria e a África do Sul, as maiores economias da região, apresentam crescimentos modestos, é a performance dos países menores que está a impulsionar a região. Contudo, os desafios permanecem, especialmente no que diz respeito ao elevado endividamento público e à dependência de financiamento externo, aspectos que são enfatizados pela Moody’s Investors Service em seu relatório recente.

 

Este panorama sugere uma recuperação económica gradual após os impactos da pandemia, mas destaca também a necessidade de políticas sustentáveis para garantir um desenvolvimento contínuo e equilibrado em toda a região.