África do Sul detem centenas de imigrantes ilegais ao longo das fronteiras
(AIM) - A Força Nacional de Defesa da África do Sul (SANDF) estacionada nas fronteiras do país deteve, no ambito da “Operação Corona”, centenas de suspeitos de imigração ilegal e apreendeu mercadorias contrabandeadas, incluindo veículos roubados e narcóticos no valor de milhões de randes.
A Força disse que, ao longo da fronteira com Moçambique, confiscou drogas avaliados em 1.682.442 randes e mercadoria contrabandeada avaliada em cerca de 70.300 randes em Junho, na província de Mpumalanga.
Segundo o comunicado, cerca de 205 pessoas sem documentos foram detidas, incluindo 19 acusadas de praticas de vários crimes.
Ao longo da fronteira do Estado Livre com o Lesoto, seis pessoas sem documentos foram detidas, incluindo uma acusada de tráfico de drogas avaliadas em 337.500 randes. Foram ainda apreendidos um camião cisterna avaliado em dois milhões de randes e mercadoria contrabandeada no valor de 19.000 randes.
Ao longo da fronteira do Cabo Oriental com o Lesoto, uma pessoa foi detida e confiscada mercadoria contrabandeada no valor de 10.285 randes. Foram detidas 159 pessoas indocumentadas.
Na fronteira do Limpopo com o Zimbabwe, foram detidas 250 pessoas sem documentos, recuperados veículos roubados no valor de 400.000 randes e confiscada mercadoria contrabandeada no valor de 529.767 randes.
Segundo o jornal electrónico TimesLIVE, na fronteira de KwaZulu-Natal com Moçambique e Eswatini, foram detidas cinco pessoas sem documentos e três suspeitos de práticas de crimes. Foram recuperados veículos roubados no valor de 865.000, drogas avaliadas em 2.313.596 randes e mercadoria contrabandeada avaliada em mais de um milhao de randes.
Acrescentou ainda que 12 pessoas indocumentas foram detidas em Gauteng, enquanto três outras foram detidas na fronteira noroeste com o Botswana.
A fronteira do Cabo do Norte é que teve o menor número de incidentes, com apenas duas pessoas sem documentos detidas.
TimesLIVE/