Sector do turismo registou crescimento mais alto em 2022

O sector de turismo aponta um crescimento na ordem de 12 por cento para o Produto Interno Bruto (PIB) de Moçambique, em 2022, sobrepondo-se, por exemplo, ao sector da agricultura com cerca de 10 por cento.

Abril 18, 2023 - 16:54
Abril 18, 2023 - 17:31
 0
Sector do turismo registou crescimento mais alto em 2022

O dado foi anunciado Segunda-feira (17), na cidade de Maputo, pela Ministra da Cultura e Turismo, Eldevina Materula, no Aeroporto Internacional de Maputo, aquando da monitoria das actividades referentes ao inquérito da despesa do turista que vai contribuir para a conta satélite do turismo.


Materula disse estar satisfeita pelo desempenho do seu sector, assumindo que decorre de medidas e reformas do plano de aceleração económica que estão a ser postas em prática pelo executivo.


“O turismo foi o sector que mais cresceu no ano de 2022 no que diz respeito ao PIB com 12 por cento. Estamos a caminhar com as medidas e reformas que estão a ser implementadas pelo governo, [que passam pela] revisão do regime geral de vistos, da isenção de vistos e também o visto electrónico,” disse a ministra.


A isenção de vistos vai entrar em vigor a partir de um de Maio próximo.

A Governante argumentou que a Covid-19 teve impacto no sector de turismo, pelo que ainda se está no processo de recuperação.


“O impacto da Covid-19 foi muito grande no turismo moçambicano e no mundo inteiro. Mas já estamos a recuperar e em grande medida. Eu diria que cerca de 60 por cento daquilo que foram as nossas perdas ao longo dos anos já foram recuperadas,” referiu.


Em relação aos impactos causados pelo Ciclone Freddy, a ministra disse que “nós somos resilientes como país e como nação e estamos habituados a estas e outras dificuldades”.


“Já superamos muitas situações e esta será mais uma para superar. O governo está a tomar medidas para a recuperação das infra-estruturas, principalmente na província da Zambézia, a mais assolada pelo ciclone”, avançou.


O Governo pretende instalar a Conta Satélite do Turismo (CST), tendo já mobilizado equipas em todas as fronteiras nacionais. Com a medida busca-se, numa primeira fase, clareza de como é que os turistas entram e como são tratados em Moçambique.


A CST é uma norma internacional para medir os efeitos económicos do turismo dentro de uma economia em relação aos demais sectores e outras economias.

 

A ministra partilhou ihgualmente que Moçambique recebe, actualmente, cerca de 16 mil turistas por semana, uma subida de cerca de 35 por cento em relação ao ano transacto.


“Estamos satisfeitos, o número de turistas está cada vez mais a aumentar. A esta altura do ano nós já recuperamos ou crescemos pouco mais de 35 por cento de chegadas de turistas com relação ao período ido do ano passado”, disse a governante.