TotalEnergies  diz esperar retoma do projecto de gás natural em Afungi até fim do ano

O presidente da petrolífera francesa TotalEnergies disse, esta quarta-feira, que espera recomeçar as obras de construção e exploração de gás natural em Cabo Delgado até final do ano, garantindo monitorar a situação no terreno permanentemente.

TotalEnergies  diz esperar retoma do projecto de gás natural em Afungi até fim do ano

"Monitoramos permanentemente a situação no terreno, a população civil já está de volta ao terreno, há normalidade, apesar de alguns incidentes relacionados com a situação em Gaza, que fez reactivar algumas células em muitos países", disse Patrick Pouyanné respondendo a uma pergunta sobre Moçambique, no final da apresentação dos resultados de 2023.  

 

 Porém o número um da TotalEnergies afirmou: "Temos questões de engenharia por resolver, mas espero recomeçar o projeto até final do ano". 

 

"O que não quero que aconteça é decidir fazer voltas as pessoas e depois ter de as forçar a sair outra vez, isso seria muito complexo", admitiu Patrick Pouyanné, depois de sublinhar que ainda existem questões de engenharia por resolver. 

 

A petrolífera francesa TotalEnergies suspendeu o projeto de construção de uma central para produção e exportação de gás natural em Cabo Delgado,  no seguimento do agravamento da situação de segurança na região, em Março de 2021. 

 

"Temos feito progressos com os fornecedores, com os diferente empreiteiros, incluindo na parte dos custos, eles ouviram a nossa mensagem, querem reactivar o projeto, e estamos agora na parte de reactivação do financiamento global, o que deve acontecer nos próximos meses", acrescentou o presidente da TotalEnergies.