Moçambique e EU reafirmam compromisso de parceria
Moçambique e a União Europeia reafirmaram seu compromisso numa parceria profunda na dimensão económica, tirando proveito das oportunidades do Global Gateway e em preparação do Fórum de Negócios Moçambique – União Europeia, agendado para 2023.
O compromisso foi assumido ontem, em Maputo, durante o 32º Diálogo Político entre o governo de Moçambique e a União Europeia, que teve lugar sob o lema “Moçambique e a União Europeia: Uma Parceria Sólida e de Respeito Mútuo”.
As partes reconheceram a seriedade da guerra na Ucrânia e suas consequências globais e concordaram na necessidade de se respeitar a ordem internacional baseada em regras, nos termos da Carta das Nações.
“O apoio à consolidação democrática em Moçambique surge no contexto do próximo ciclo eleitoral e a necessidade de materializar as recomendações deixadas pela Missão de Observação Eleitoral da União Europeia após as eleições de 2019 e respeito pelo espaço cívico”, indica um comunicado do Ministério dos Negócios Estrangeiros e Cooperação. (MINEC), enviado hoje à TorreNews.
A nota destaca que o governo de Moçambique e a União Europeia reafirmaram o seu compromisso numa parceria profunda, destacando: “ o reforço do diálogo político, tendo em conta a posição de Moçambique como Membro não permanente do Conselho de Segurança das Nações Unidas.”