MOZAL distinguida como maior exportadora de grandes projectos
A fundição de alumínio Mozal foi distinguida, esta segunda-feira, como a maior exportadora nacional de 2021 na categoria de grandes projectos.
Na mesma categoria segue-se a Pescamar, sociedade de pescas; Export Marketing Company no sector agrícola e Vulcan Moçambique no sector mineiro.
O acto de premiação teve lugar ontem em Ricatla, distrito de Marracuene, província de Maputo durante a abertura da 57ª edição da Feira Internacional de Maputo (FACIM) - 2022, que este ano decorre sob o lema'' Industrialização, Inovação e Diversificação da Economia Nacional'.
Já na categoria de maior investidor coube a Westfalia Frutos de Moçambique, que actua no sector agrícola, seguida da empresa turismo Jasmine Bay Hotel, Access Bank Mozambique para a área de serviços, Central Eléctrica de Tetereane na área de energia, Pemba Bulk Terminal nas infra-estruturas e Mutapa Mining e Processing no sector industrial.
Foram igualmente distinguidas as melhores Pequenas e Médias Empresas (PME’s) tendo a PESCAMOZ Limitada, que actua no sector pesqueiro, ficado em primeiro lugar, seguido da Aqua Industries Moçambique e Chicoa Fish Farm SA.
No sector agrícola, o destaque vai para RGL Royal Group Limitada que é o primeiro classificado seguido da empresa Frutas Libombos Lda e Concoranacardium Industrial de Moçambique.
No sector mineiro venceu a Ancuabe Grafite Mine SA. Em segundo lugar foi classificada a Highland African Minning Company e na terceira posição o destaque vai para G&W Minerais (MO) Lda.
Sobre a premiação, o Presidente da República, Filipe Nyusi que dirigiu a abertura oficial da 57ª edição da FACIM 2022 disse esperar que mais empresas sejam contempladas.
“Felicitamos os premiados e fazemos votos para que nas próximas edições mais e novos exportadores sejam premiados. Continuem a inovar e a destacarem-se no seio de muitos exportadores diversificando e conquistando novos mercados para os vossos produtos “, referiu.
Por sua vez, o representante da MOZAL, Gil Cumaio, referiu que a distinção revela o empenho dos trabalhadores, gestores e a confiança dada pelos accionistas ao longo deste tempo.
“Também representa um ambiente bom de trabalho e de negócios que é assegurado pelas comunidades circunvizinhas e pelo governo e parceiros. Vamos continuar a empenharmo-nos no nosso dia-a-dia para garantirmos que haja trabalho e maior produtividade”, assegurou.