Nyusi apresenta amanhã Informe sobre o Estado Geral da Nação num contexto de crise generalizada

O Presidente da República, Filipe Jacinto Nyusi, apresenta amanhã, quarta-feira, na  Assembleia da República, o informe sobre o Estado Geral da Nação, um acto solene e que acontece em cumprimento do plasmado na alínea b) do artigo 158 da Constituição da República.

Dezembro 19, 2023 - 23:05
Junho 20, 2024 - 16:04
 0
Nyusi apresenta amanhã Informe sobre o Estado Geral da Nação num contexto de crise generalizada

Entre os funcionários públicos há um clima de incerteza sobre o pagamento do Décimo Terceiro Salário.  

É que, no último informe do Estado Geral da Nação, Filipe Nyusi anunciou, apesar de ter caracterizado o a situação geral do país como de  “estabilização e renovado optimismo face aos desafios internos e externos”, disse que não haveria o pagamento do Décimo Terceiro Salário aos servidores públicos.   

Para já, o informe de Nyusi vai acontecer num momento em que o país é caracterizado por uma crise pós-eleitoral, que levou à repetição da votação em algumas Assembleias de Voto, devido à fraude na votação de 11 de Outubro; greve dos médicos e dos profissionais de saúde e dos professores.

No rol dos desafios que caracterizam Moçambique no decurso de 2023, consta, também, a desilusão dos funcionários pública por conta da implementação da Tabela Salarial Única (TSU), um instrumento que visava harmonizar os salários na função pública, para além do atraso no pagamento do salários aos policiais e militares.

A apresentação do informe sobre o Estado Geral da Nação pelo Presidente da República ao parlamento vai contar, para além dos deputados, com a presença do Governo, representantes dos órgãos de soberania, diplomatas e demais convidados. 

TORRE