Presidente do Egipto vence eleição com 89,6% dos votos
O presidente egípcio, Abdel Fattah al-Sissi, venceu as eleições presidenciais no Egipto com 89,6% dos votos, garantindo sem surpresa um novo mandato de seis anos, de acordo com anúncio da Autoridade Nacional para as Eleições.
O chefe da autoridade, Hazem Badawy, declarou que a participação havia atingido uma taxa de participação “sem precedentes” de 66,8% dos 67 milhões de eleitores egípcios.
À cabeça do país há uma década, o presidente Al-Sissi começa em Abril um terceiro mandato, supostamente o último, conforme a Constituição Egípcia.
Não havia quaisquer dúvidas quanto à sua reeleição, no país de 106 milhões de habitantes sujeito a múltiplas crises, desde o poder de compra à guerra na faixa de Gaza vizinha.
Nas eleições presidenciais de 2014 e 2018, o ex-marechal Al-Sissi, que chegou ao poder em 2013 após ter derrubado Mohamed Morsi, venceu com mais de 96% dos votos, com uma participação de 47% em 2014 e 41,05% em 2018.
Error! Filename not specified.Desde então, alargou o mandato presidencial de quatro para seis anos e alterou a Constituição para alargar o limite de mandatos presidenciais de dois para três consecutivos.
TORRE