Ossufo Momade afasta Venâncio Mondlane do cargo de Relator da bancada e mostra intolerância a opositores internos

Através de uma nota com referência n 005/BPR/AR/2024, o chefe da Bancada Parlamentar da Renamo, Viana Mangalhaes, afastou o deputado Venâncio Mondlane do cargo de Relator da banca e para o seu lugar indicou o deputado, Arlindo Bila, que é, também, delegado político da Renamo na cidade de Maputo.

Janeiro 20, 2024 - 21:13
Junho 17, 2024 - 10:18
 0
Ossufo Momade afasta Venâncio Mondlane do cargo de Relator da bancada e mostra intolerância a opositores internos

A decisão visa isolar Venâncio Mondlane que, há dias,  manifestou o interesse de  candidatar-se à presidência da Renamo

“Ao abrigo do n 1 e alínea c) do n 1, do artigo 53, conjugado com o n 1 do artigo 54, todos do Regimento da Assembleia da República e sustentada no ofício com o referência n 01 /SNR/GSG/2024, de 18 de Janeiro,  a Bancada Parlamentar da Renamo, comunica para os devidos efeitos a substituição de Sua Excelência Deputado Venâncio Antoónio Bila Mondlane, por Sua Excelência Deputado Arlindo Daniel Bila, na função de Relator da Bancada, com efeitos imediatos”, lê-se no ofício assinado por Viana Magalhães e enviado ao gabinete da presidente da Assembleia da República, Esperança Bias, em 18 de Janeiro. 

O afastamento de Venâncio Mondlane visa isolar o deputado e afasta-lo dos centros de poder dentro da Renamo. Há dias, o deputado que foi cabeça-de-lista,  em Maputo, foi afastado do cargo de assessor nacional de Ossufo Momade. 

As decisões de afastamento de Venâncio Mondlane são tomadas depois de o deputado ter manifestado a intenção de se candidatar à presidência da Renamo. 

Com estas duas decisões, Ossufo Momade manda uma  mensagem aos opositores internos de que ele  não vai largar o poder e aqueles que querem atravessar o seu caminho deverão estar preparados para as consequências.