Chapo promete reintroduzir financiamento distrital e promover desenvolvimento local
O candidato presidencial da Frelimo, Daniel Chapo, afirmou que vai trabalhar e criar condições para que os distritos tenham fundos disponíveis para emprestar aos jovens empreendedores.
"Nós vamos trabalhar para que os nossos distritos voltem a ter dinheiro para emprestar àqueles que estão a fazer negócios", disse Chapo durante um dos comícios populares inseridos nas suas jornadas de pré-campanha rumo às eleições de 09 de Outubro.
Esta iniciativa visa revitalizar a política dos “Sete Milhões”, implementada durante o mandato de Armando Guebuza, que tinha como objectivo galvanizar os distritos ao propiciar o surgimento de mais postos de trabalho em diversas áreas.
A política tinha como foco ser uma fonte de financiamento para projectos de geração de renda das famílias, permitindo aos jovens com pequenos empreendimentos prosperar, progredir nos negócios e empregar outros jovens.
Apesar dos objectivos nobres, o projecto enfrentou vários problemas desde a sua implementação. Muitos administradores não compreendiam claramente a aplicabilidade dos fundos, levando a mal-entendidos sobre o seu uso.
Em vez de financiarem projectos de negócios, alguns administradores utilizaram os fundos para fins pessoais, como a reabilitação de suas residências, compra de mobília e viagens.
Durante a implementação do projecto, Armando Guebuza destacou que Moçambique adoptou a política dos “Sete Milhões” porque o Governo pretendia que as próprias pessoas definissem e agissem no local onde vivem com base nas decisões do Estado.
A política pretendia empoderar as comunidades locais, dando-lhes a capacidade de tomar decisões financeiras que beneficiariam diretamente suas áreas.
Daniel Chapo compromete-se a resgatar e reforçar esta política, garantindo que os fundos sejam utilizados adequadamente para promover o desenvolvimento económico e social nos distritos.
Ele acredita que, com uma gestão eficaz e transparente, os jovens empreendedores poderão receber o apoio necessário para transformar suas ideias em negócios prósperos, contribuindo assim para o crescimento económico de Moçambique.
Chapo concluiu o seu discurso enfatizando a importância de investir nos jovens e nas comunidades locais, afirmando que esta é uma estratégia crucial para o desenvolvimento sustentável do país.
Com o seu compromisso, espera trazer uma nova esperança e oportunidades para os jovens moçambicanos, reforçando a importância da iniciativa empresarial e do desenvolvimento local.