Chapo propõe auto-emprego como solução para o desemprego
Daniel Chapo, candidato presidencial pela Frelimo, às presidenciais de outubro próximo, apresentou hoje, no distrito de Cuamba, a capital econômica da província do Niassa, zona norte, o autoemprego como solução para o crônico problema do desemprego no seio da juventude a nível local e não só.
Face a isso, prometeu programas estruturantes de emprego e formação técnico profissional para a juventude do distrito de Cuamba e de toda província.
A promessa eleitoralista do candidato está em linha com a visão do seu manifesto eleitoral que coloca a juventude no centro das atenções governativas.
De acordo com o candidato da Frelimo, Cuamba, com uma população jovem que enfrenta constrangimento ligado ao desemprego, vai beneficiar de programas abrangentes de emprego, no quadro da visão da Frelimo que encara os jovens como o motor do progresso, daí a importância de dar aos jovens habilidades e oportunidades necessárias para prosperarem.
Para Chapo, essa abordagem na área da juventude será materializada, em parte com a promoção do associativismo juvenil, como modelo adequado que assegura a participação dos jovens nos processos de desenvolvimento e de tomada de decisão.
Assegurou que irá dinamizar o sector agrário através de atração de investimentos para impulsionar a produção e produtividade e em cadeia que justifique a implantação das indústrias.
Na abordagem do candidato, com a atração da indústria, estarão assegurados postos de trabalho para jovens, uma das grandes preocupações locais, tendo em conta que Cuamba, tal como é o caso da Lichinga e outros distritos, registam crescimento populacional.
“apostar no investimento continuo na formação profissional, de modo a incentivar os jovens a se formarem para saber-fazer e aumentar a sua empregabilidade. Vamos formar jovens e dar kits de autoemprego. Queremos potenciar actividade agrícola para impulsionar a produção e por via disso atrair a indústria para aqui. Isso vai criar mais empregos para nossos jovens”, disse Chapo resta tarde em Cuamba, no seu último comício do dia, realizado em Cuamba.
Mencionou a necessidade de reforço do financiamento as iniciativas empreendedoras geradoras de renda no seio desta camada social, bem como a concessão de bolsas para formação, para garantir que os jovens tenham uma educação que os empodere os torne capazes de contribuir a todos os níveis.
Amanhã, domingo, dia 22, Chapo tem mais comícios agendados para os distritos de Ngaúma, Mecanhelas e Mandimba.