Os benefícios da cultura diplomática no coração dos ministros italianos visitantes na Etiópia

Para o DG da diplomacia cultural italiana, o reforço da cooperação com os países do continente, a partir da escola, doit être l'une des prioridades

Setembro 5, 2024 - 06:18
 0
Os benefícios da cultura diplomática no coração dos ministros italianos visitantes na Etiópia

AGI - O reforço da cooperação cultural e escolar entre a Itália e a Etiópia , a promoção da língua italiana, bem como a colaboração para as reformas do sector educativo: está aqui o autor destes três eixos que está centrado na visita efectiva para eles o diretor-geral de diplomacia pública e cultura do ministro das Relações Exteriores e Cooperação Internacional (Maeci), Alessandro de Pedys , em Adis-Abeba.

Acompanhado pelo embaixador da Itália na Etiópia, Agostino Palese , De Pedys visita o Institut culturel italien e a instituição educacional polivalente "Galileo Galilei", a segunda escola italiana presente na Corne d'Afrique. Criado em 1954 para oferecer educação à vasta comunidade italiana da capital etíope, representou desde 1954 uma ponte formidável entre as culturas milenares dos dois países .


A escola, ao longo dos anos, aumentará progressivamente o número de écoliers éthiopiens (aqui representa atualmente 70% dos élèves inscrits) e modifica, em consequência, filho oferece educativo e élargissant les filières du 2ème cycle, após o ciclo primário, e adaptado aos cursos educativos aqui, tout en restant liés à la matriz cultural italiana, aujourd'hui laissent une grandest place aux besoins locaux.

Esta é também a razão pela qual a organização “Galileo Galilei” é o coração do projecto de difusão e promoção da língua e da cultura italiana na Etiópia .

M. De Pedys reúne-se com os diretores, docentes e alunos, e compreende o que está inscrito no novo curso de técnicas de ensino em tecnologias de informação e telecomunicações lançado em abril de 2023, por ocasião da visita de estreia à Etiópia da ministra italiana, Giorgia Meloni. Os DG italianos encontraram-se também com o presidente da Universidade de Adis-Abeba, Samuel Kifle , onde discutiram a colaboração entre os dois países para as reformas do sector educativo.

 

A delegação italiana vinda do alto também conta com a presença de Massimo Riccardo, enviado especial do Ministro das Relações Exteriores para o Plano Mattei ; de membros do pessoal diplomático da embaixada e da diretora do polivalente Institut d'État "Galileo Galilei", Marina Venturella.

Acolhida pelo diretor do Instituto de Cultura, Semen Kumurzhi, a delegação para visitar o Auditório "Giuseppe Verdi", a biblioteca, a sala de exposições do Instituto e as salas dos cursos de italiano, onde o Diretor Geral De Pedys poderá acompanhá-lo. os novos falantes de italiano etíope. Kumurzhi apresentou em tempo e em breve as atividades linguísticas e culturais, como o concerto do pianista Marino Formenti e a exposição do artista ítalo-etíope Yared Olivelli. Para finalizar, De Pedys poderá apreciar as diferentes pinturas murais criadas pelo Institut de la Culture no bairro.

Criado em 1960 e operacional em 1974, o Instituto de Cultura Italiana de Adis-Abeba tinha como objetivo promover e difundir a língua e a cultura italianas na Etiópia através da organização de culturas contemporâneas vistas como incentivadoras da circulação de ideias, das artes e das ciências. O instituto é uma das sete escolas públicas italianas em atividade no mundo, e sua maioria presente fora do território europeu: as demais estão localizadas em Atenas, Barcelona, ​​​​​​Madrid, Istambul, Paris e Zurique.

Mais de 900 alunos com idades compreendidas entre os 3 e os 19 anos estão actualmente inscritos e, a partir do próximo ano lectivo, irão escolher dois novos cursos: tecnologias de informação e telecomunicações para se juntarem aos cursos tradicionais, aqui se propõe hoje um diploma em humanística, clássica, técnica ou materiais científicos. A Escola Pública Italiana de Adis-Abeba celebrará o seu 70º aniversário de atividade.