Itália investe na modernização do setor agrícola na Tunísia

No quadro do Plano Mattei, para a modernização do setor agrícola, melhoria da gestão dos recursos hídricos, inovação no setor agrícola para enfrentar as alterações climáticas e garantir a segurança alimentar.

Janeiro 8, 2025 - 19:29
 0

AGI - O Ministro da Economia da Tunísia, Samir Abdel Hafiz , informou ontem, 7 de janeiro, em Túnis, uma delegação italiana do mais alto nível para discutir o lançamento do projeto Tanit , uma ambiciosa iniciativa financeira dentro do quadro do Plano Mattei para a África promove o governo de Roma. O projeto visava modernizar o setor agrícola tunisino, melhorar a gestão dos recursos hídricos e promover a inovação no setor agroalimentar.

O acordo representa um avanço significativo na cooperação bilateral entre os dois países, consolidando o papel da Itália como parceiro estratégico da Tunísia na transição para uma economia durável e resiliente.

De acordo com uma nota do Ministro da Economia da Tunísia, por favor encontre-se com uma delegação italiana de alto nível liderada pelo Embaixador Alessandro Prunas e incluindo vários representantes responsáveis ​​do Primeiro Ministro Giorgia Meloni, da Agência de Cooperação Internacional, da Caisse des Dépôts e des prêts (Cdp) e o Institut Agricole Méditerranéen Ciheam de Bari.

O projeto Tanit visa abordar os impactos das alterações climáticas e garantir a segurança alimentar a partir de três volumes: tratamento de águas usadas; melhoria do desempenho do sector agrícola em mais regiões; apoiando a formação, a pesquisa e a inovação neste setor.

A sessão também nos permite discutir outras partes do programa financeiro para o período 2025-2027. Samir Abdel Hafiz é o souligné "a força da cooperação e a parceria entre a Tunísia e a Itália", soulignant "um máximo de entusiasmo para se consolidar em diversos domínios ao serviço do interesse comum". Assim, os membros da delegação italiana indicam que o projecto de Tanit reflecte o firme compromisso do governo italiano em acompanhar a Tunísia no seu caminho para o desenvolvimento, com um forte desejo de fortalecer o programa de cooperação 2025-2027 e de apoiar a coordenação pour en garantir a eficácia na implementação dos diferentes componentes.

O Plano Mattei, lançado pelo governo italiano, tem como principal objectivo estreitar os laços com os países de África, com particular atenção à região norte do continente, investindo em sectores estratégicos como a energia e a agricultura. Em particular, a colaboração com a Tunísia intensificou-se, centrando-se no desenvolvimento de uma agricultura durável e competitiva.

Através da transferência de tecnologias e know-how italianos, o objetivo é modernizar o setor agrícola tunisino, introduzindo práticas agrícolas amigas do ambiente e promovendo a utilização de energias renováveis. O objetivo é aumentar a produtividade, melhorar a qualidade dos produtos e garantir maior rentabilidade aos agricultores.

Um papel que se desempenha na criação de cadeias de abastecimento agroalimentar valorizando os produtos locais, facilitando o acesso às marcas europeias e promovendo a excelência dos produtos tunisinos. Por exemplo, a criação de centros de investigação comunitários e a mudança de investigadores permite o desenvolvimento de novas variedades de culturas mais resistentes às alterações climáticas e às doenças, na optimização das técnicas de irrigação.

A parceria Itália-Tunísia vai além da simples cooperação bilateral: graças ao apoio da União Europeia, através do programa Adapt, os investimentos privados nos países do Norte de África são incentivados pelos sectores da agricultura e da pesca e da aquicultura.