Na Costa do Marfim a AICS atribui projectos de 30 milhões de euros
Os recursos são destinados a organizações da sociedade civil para a realização de iniciativas no setor de educação e proteção de minas.

AGI - A Agência Italiana de Cooperação para o Desenvolvimento (AICS) atribuiu mais de milhões de euros às fundações e às entidades de nível no âmbito do apelo de 30 milhões de euros para apoiar as iniciativas promovidas pelas organizações da sociedade civil (OSC) na Costa do Marfim.
A chamada foi dividida em dois lotes, cada um resultando em um domínio de intervenção diferente. A primeira diz respeito ao setor da educação, com ênfase na melhoria das infraestruturas escolares, na formação de professores e na educação inclusiva, de modo que a segunda fase é dedicada à proteção das minas, com objetos específicos que visam a proteção das minas contra a exploração e o abuso, o acesso aos serviços de saúde, higiene e proteção social.
Com um montante total de 15 milhões de euros, a Fundação Avsi financiou a iniciativa “Ets Réussir: Fortalecimento da qualidade do sistema educacional primário na Costa do Marfim”, de modo que a Fundação Árvore da Vida (Fadv) obteve um apoio financeiro para “Home - Coopération au service de the apprenticeship”. Para o segundo lote, a Agence 1 de Pavie recebeu um resumo para o projeto “Ayamé (Appa) Children First: Promovendo os direitos humanos e uma cadeia de fornecimento de cacau equitativa e duradoura na Costa do Marfim”. A Comunidade de S. Egidio obteve, com a Acap Aps, um financiamento para a iniciativa “IDEA – Identidade, direitos, autonomia e acesso a serviços essenciais para proteger as crianças e fortalecer as comunidades na Costa do Marfim”.
Para finalizar, a Save the Children Itália obterá uma solução para o desenvolvimento de produtos comunitários de cacau e a proteção de crianças trabalhadoras na Costa do Marfim. Das classificações por lote, o valor total da contribuição do AICS para as 2 Iniciativas para a classificação final do lote 1 é de 14.230.000 euros. Da dotação financeira do lote 1, o restante é de 770.000 euros. O valor total da contribuição do AICS para as 3 Iniciativas para a classificação final do lote 2 é de 14.994.614,59 euros.
Le Plan Mattei identifica a Costa do Marfim entre os novos países pilotos e aqueles que intervêm na promoção de um modelo de colaboração vertuosa, à semelhança dos setores públicos e privados do nível nacional, e com as autoridades e os partidos prenantes locais. Parece-me que os setores prioritários de intervenção da Cooperação Italiana no Estado da África Ocidental são apontados como os setores de Educação e Proteção de Minas.