O Festival de Cinema RomAfrica premia talentos afrodescendentes

A décima edição do RomAfrica Film Festival (Raff) homenageou os dois atores de “Io Capitano”, primeiro no Italian Black Movie Awards.

Julho 23, 2024 - 14:34
 0

(AGI) - A décima edição do RomAfrica Film Festival (Raff) aconteceu ontem em Roma, na Casa del Cinema de Villa Borghese , com a homenagem do Italian Black Movie Awards (Ibma) para os principais atores do filme de grande sucesso “ Io Capitano ” (“Moi, Capitaine”) de Matteo Garrone : os atores senegaleses, Seydou Sarr , 19 anos, e Moustapha Fall , 21 anos. O véu, igual ao prêmio anterior, foi entregue ao projeto “ Drama Afro-Americano no Palco Italiano ”, com menção especial aos atores. O título de melhor atriz emergente de suíte é dado à atriz Eny Cassia Corvo por “Fabulação, ou a educação das Ondinas”.

Aparecendo também sob o nome de Ira Fronten , atriz veterana e idealizadora do prêmio (ausente por motivos familiares), Laura Tedesco - atriz e membro fundadora da associação Amleta, que também propõe o prêmio - um reppelé que os italianos Black Movie Awards foi criado para representar “ de forma positiva e construtiva a comunidade afrodescendente e outras comunidades ” e oferecer uma oportunidade a talentos italianos famosos ou residentes que são frequentemente marginalizados, permitindo-lhes fazerem nome para trabalhar no cinema, teatro ou setores de televisão ”.

A direção do festival de cinema RomAfrica ensuite atribuiu um prémio especial à atriz e escritora Tezeta Abraham pelo seu livro “Nostalgia”; Publicado pela HarperCollins, é um livro de memórias profundamente íntimo, a viagem de uma mulher ao seu lugar no mundo.

Raff é um projeto da Internationalia, Itale20, Le Réseau, Nina International. Raff é um evento único em seu gênero, com almas e organizadores. O seu objectivo é promover e difundir o cinema africano, apoiar cineastas e sensibilizar o público para a arte. A velha história de África au-delà des clichés , mostrando a sua variedade e o seu dinamismo cultural . Oferece uma seleção de longas-metragens, filmes judiciais e documentários africanos feitos para cineastas confirmados e jovens cineastas emergentes. Conferências, exposições e concertos enriquecem a oferta cinematográfica nas salas e ao ar livre.

O Festival é também um lugar simbólico para os migrantes africanos em Roma, bem como um laboratório de integração e coexistência. Este momento do festival é introduzido por apresentações com a participação de convidados especiais: atores, diretores, produtores, especialistas. O festival de cinema é um momento para doar espaço às experiências artísticas de muitos 15 países africanos, a fim de representar o público italiano e também a diáspora africana presente em Roma dos temas e sensibilidades do continente africano.