O projeto no vale de Keita, avança no Níger
A Itália é líder de cinco novas iniciativas para o desenvolvimento agrícola no sul do Sahel Pays
AGI - A Itália está a lançar cinco novos projectos no departamento de desenvolvimento agrícola do vale de Keita , a sul do Níger (na região de Tohoua), uma iniciativa lançada em 1980 no quadro da cooperação bilateral que visa combater a desertificação e garantir a segurança alimentar do habitantes da região. Com as mesmas intenções que os novos projetos serão financiados ao custo de 13,7 milhões de dólares e beneficiarão do financiamento da FAO, do Programa Alimentar Mundial e de diversas ONG italianas.
Por ocasião da conferência de apresentação realizada no dia 17 de Outubro na Embaixada de Itália em Niamey, o empresário Roberto Orlando reiterou a vontade italiana de implementar o projecto lançado em 1987 e reforçar a parceria com o Níger, tal como o recente lançamento de duas outras iniciativas no Países do Sahel.
Um projecto de primeira linha que visa a durabilidade alimentar na região de Tahoua , com o fortalecimento da produção agrícola nos municípios de Bouza, Karofane e Madaoua. A segunda propõe-se reforçar as competências para um melhor acesso à marcha do sector negro .
Após as suas origens, o projecto Keita enfrentou os desafios do desenvolvimento rural numa região densamente povoada e exposta devido à degradação das terras e às condições climáticas áridas que alimentavam um elevado nível de pobreza. “Com uma abordagem inovadora para a época, aliada à gestão dos recursos naturais, às infra-estruturas rurais e à autonomia das comunidades, o projecto desenvolverá em breve um modelo de referência para o combate à desertificação e resiliência das populações”, observou o director do gabinete de Niamey do Agência Italiana de Cooperação para o Desenvolvimento (AICS), Fabio Minniti. Além dos resultados tangíveis, para Minniti o projeto a lançar “uma herança de método a seguir” no desenvolvimento de iniciativas territoriais integradas, reforçando certos princípios como a concentração geográfica e setorial, a abordagem integrada, a participação ativa do local comunidades.
A coletiva de imprensa da embaixada é realizada na presença de membros do governo do país, o Conselho Nacional de Proteção à Pátria (CNSP). O Ministro dos Negócios Estrangeiros, Cooperação e Negócios Estrangeiros do Níger, Bakary Yaou Sangaré, relata o papel da Itália como um “parceiro importante” do Níger, destacando a continuidade da colaboração bilateral “neste período crucial de notre histoire”, contrairement à ce qu'ont fait outros pagamentos. Sangaré comentou positivamente os resultados dos trabalhos realizados no setor agrícola. O comandante da Missão Bilateral na África do Sul (MISIN), General Massimo Marceddu , também esteve presente na ocasião.
Na semana passada, foram finalizados cinco projectos de cooperação civil-militar a favor das escolas de Niamey, com a entrega de 1.350 crianças, 48 mil livros e 5 mil kits escolares. As atividades enviadas pelo MISIN, específicas do ministro da Defesa, são menées em conformidade com as diretivas emitidas pelo comando operacional das forças interarmadas (Covi).