Os ministros do "Made in Italy" visitam Quénia para reforçar a cooperação industrial

AGI - O Ministro do Comércio e Made in Italy, Adolfo Urso , estará a partir de hoje no Quénia , para uma missão oficial de dois dias que visa aprofundar as relações de cooperação económica e industrial com Itália. No início de outro país do continente, o Quénia é efectivamente considerado uma prioridade na arquitectura do Plano Mattei para África e os seus representantes participam na segunda reunião ministerial do G7 sobre Indústria e Inovação Tecnológica, marcada para Roma, no dia 10 de Outubro.

Setembro 30, 2024 - 19:41
 0

Nas suas visitas, a sexta missão deslocada ao continente após a estreia da legislatura (depois da Argélia, Egipto, Líbia, Tunísia e Síria), os ministros Urso regressam a Nairobi e Malindi para se encontrarem com o presidente da Assembleia Nacional Queniana e os ministros do Defesa, Informação, Comunicação e Economia, bem como os ministros responsáveis ​​pelo investimento, comércio e indústria.

Em particular, depois do meio-dia, no primeiro dia de visitas dedicado ao comentário, para reforçar a cooperação bilateral nos domínios industrial, espacial e numérico, M. Urso reuniu-se em Nairobi com os ministros da comunicação e da economia numérica, também do comércio e da indústria. Os ministros italianos numa discussão bilateral, em Nairobi, com a ministra da informação, comunicação e economia numérica, Margaret Ndung'u , sobre as possíveis formas de cooperação em matéria de inteligência artificial no âmbito do plano Mattei , em particular para o preconceito do projeto "AI Hub para o Desenvolvimento Sustentável" da Presidência Italiana da Reunião Ministerial da Indústria, Tecnologia e Digital do G7, em colaboração com o PNUD , o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento.

M. Urso também discutiu conversas focadas no futuro da cooperação entre os dois países com o presidente da Assembleia Nacional, Moses Wetang'ula , o ministro queniano do investimento, comércio e indústria, Salim Mvurya , e o gestor da defesa, Soipan Tuya , na visita, no dia seguinte, ao Centro Espacial "Luigi Broglio" em Malindi. “A transição numérica – como declarou Urso na presente reunião – é de grande importância no Plano Mattei. Esperamos que se consolide uma parceria sólida no sector numérico com o Quénia, um país que aqui desempenhará um papel de primeiro plano para toda a região no desenvolvimento de investimentos que permitam a inteligência artificial (IA), também através do centro de IA, para um projeto de desenvolvimento sustentável".

 

No início da sua estadia em Malindi , anuncia uma conferência de imprensa com o ministro, após a visita ao Centro Espacial "Luigi Broglio" , Urso intervém no Conselho Conjunto dos ministros, que o relançará em 2023 após os anos mais longos de pausas. Um encontro entre Urso e a comunidade de empresários italianos também acontece em Nairóbi.

As relações bilaterais com o Quénia têm uma importância estratégica para a Itália, graças às sólidas linhas de amizade construídas ao longo do tempo e à significativa presença italiana nos países africanos. O centro espacial “Luigi Broglio” é um exemplo notável: após a sua estreia na década de 1960, é baseado na plataforma que o satélite “San Marco 2” foi lançado em órbita em 1967. depois de “San Marco 1” em 1964, Itália alcançou três qualidades espaciais depois da URSS e dos EUA . A base da agência espacial italiana em Malindi desempenha um papel crucial para o sector espacial italiano e permite a troca de informações úteis com o Quénia e toda a África. De acordo com o papel da autoridade nas políticas espaciais e aeroespaciais, o Ministro Urso irá discutir com o governo queniano a nova missão que a nossa base poderá implementar, de forma a apoiar a política espacial dos países africanos.