Sofala: Fundação Tzu Chi entrega mais 840 casas para vítimas do Idai
A Fundação de Caridade Tzu Chi Moçambique vai entregar oficialmente, no dia 3 de setembro, 840 casas no Centro de Reassentamento de Guara-Guara, distrito de Búzi, província de Sofala, zona sul, como parte de um total de 2.067 habitações em construção para famílias afetadas pelo ciclone Idai.

O investimento, avaliado em cerca de 33 milhões de dólares, é resultado da contribuição de mais de 10 milhões de voluntários da fundação em 55 países.
“Estas casas simbolizam mais um passo rumo ao objetivo que definimos quando decidimos criar a fundação em Moçambique: apoiar as comunidades, sobretudo as mais vulneráveis. Esta é mais uma prova de que o esforço e a contribuição singular de cada um dos nossos 10 milhões de voluntários espalhados por 55 países em todo mundo está a ser fundamental para que estas comunidades voltem a sonhar”, afirmou o Presidente da Tzu Chi Moçambique, Dino Foi.
As habitações fazem parte do pacote de apoio às vítimas do Idai, de 2019, e seguem o sistema “Build Back Better”, com maior resistência a desastres naturais.
“Trata-se de um novo recomeço para estas famílias que ainda carregam traumas da devastação de um dos piores ciclones que se abateu sobre Moçambique. São habitações desenhadas no sistema `Build Back Better´, portanto, são melhores em relação às que anteriormente existiam. Mais do que isso, estas casas estão preparadas para ciclones do tipo 4, de ventos de cerca de 250 quilómetros por hora”, explicou Foi.
Até agora, 1.611 casas já foram entregues em Sofala. Segundo o memorando assinado com o Governo moçambicano, a Tzu Chi compromete-se a disponibilizar mais de três mil habitações até abril de 2026, sendo 2.067 no reassentamento de Guara-Guara.
A cerimónia de entrega das 840 casas contará com a presença de dirigentes seniores da Tzu Chi Global, incluindo Pi Yu Lin, Vice-Presidente, e Simon Ming Shyong, Administrador Executivo.
Além da habitação, a fundação compromete-se a erguer 23 escolas em Sofala. Pelo menos 13 serão entregues até dezembro de 2025, incluindo a maior escola primária do país, localizada na cidade da Beira, avaliada em 3,9 milhões de dólares.
Em 2024, a Tzu Chi já havia entregue ao Governo a Escola Secundária de Mafambisse, considerada a maior instituição de ensino secundário do país, com um custo de 13 milhões de dólares.
O pacote global de apoio da Tzu Chi a Moçambique ultrapassa os 100 milhões de dólares, inteiramente financiados pelos seus voluntários, reforçando a aposta da organização em áreas como educação, habitação, saúde e resiliência comunitária.