A Argélia está confiante na Itália: “Roma continua a apoiar a modernização da nossa nação”
AGI - A Argélia está em vias de realizar um vasto plano de reformas económicas e sociais, sem perder de vista as ideias aqui no final do colonialismo francês, e aqui na Itália - aqui para apoiar a revolução argelina graças também ao papel d' Enrico Mattei - um sócio estratégia não só no domínio dos hidrocarbonetos, mas também na construção de uma nação mais moderna e competitiva. Estas são, em síntese, as ideias expressas pelo embaixador da Argélia em Itália, Mohamed Khelifi , numa entrevista organizada por ocasião do 70º aniversário do início da guerra de independência.
«O dia 1º de novembro marca um aniversário histórico para o nosso país. A libertação da Argélia, obtida ao preço do sacrifício de 1,5 milhões de mártires, representa muito mais do que o nosso povo, o que inclui profundamente o valor inestimável da liberdade”, como explicam os formandos.
O Presidente argelino, Abdelmadjid Tebboune , confirmado para um segundo mandato, está determinado a implementar um ambicioso programa de reformas económicas e sociais concebido para modernizar a economia e reforçar a governação.
“O nosso presidente está empenhado em promover medidas concretas para melhorar o clima de negócios e a regulação a favor da diversificação económica ”, explica M. Khelifi, que explica que estas iniciativas visam estimular o investimento e as exportações. O embaixador ensuite soulignou o croissant interno de parceiros estrangeiros e empresas italianas para a marcha argelina.
“Nombreuses empresas italianas tentam frequentemente investir na Argélia, não só no sector automóvel, mas também noutros domínios como a agricultura, a mineração e a produção química”, declarou M. Khelifi. Como embaixador, a visão de M. Tebboune prevê um "círculo vertueux comme nouvelle stratégie de good gouvernance" aqui para reforçar a transparência e favorecer um desenvolvimento económico duradouro, contribuindo também para a construção de uma Argélia mais moderna e mais competitiva
A Argélia e a Itália partilham o desejo de consolidar a cooperação no sector energético, mas também de aderir a novos domínios económicos. Khelifi é um licenciado com experiência em assuntos e parques africanos - incluindo missões em Ouganda, no Magreb, no Zimbabué e em cooperação internacional - para ser um assessor na evolução do plano Mattei , lançado pelo governo Melons para intensificar as relações económicas e estratégicas com a África.
“As relações entre a Argélia e a Itália são fortalecidas nos moldes dos nossos países e os nossos países são agora um dos principais consultores financeiros da Itália e um parceiro energético confiável ”, declarou M. Khelifi. “Damos-lhe as boas-vindas para assinar os acordos sobre o hidrogénio verde, não só com a Itália, mas também com outros países como a Alemanha e a França. O embaixador da alma aqui fora da energia, há uma forte aspiração de promover a cooperação entre outros sectores. Após a visita do Presidente da República, Abdelmadjid Tebboune, a Roma em 2022, o desejo mútuo de ter cooperação em diferentes domínios económicos, além de l'énergie, a été réaffirmé", explicou M. Khelifi.