Eleições Gerais 2024: Venâncio Mondlane defende recuperação da filosofia que cria o Sistema Nacional de Educação
O Candidato Presidencial às Eleições Gerais de 9 de Outubro, Venâncio Mondlane, defende a recuperação da filosofia que cria o Sistema Nacional de Educação em Moçambique.
Venâncio Mondlane, que de fende também a criação de um estatuto do combatente - que abrange todas as gerações de combatentes do país -, entende que esta é uma das áreas de contínua aposta na implementação dos ditames da iniciativa de forma e recuperação.
“[No sector da educação], que é uma área fulcral no país, o siste Sistema Nacional de Educação foi criado em 1984, eu acho que a forma e a filosofia está boa, o grande problema foi o que aconteceu na implementação”, disse Mondlane
Acrescenta que, o outro problema "verificou-se no seguimento, incluindo investimento ou desinvestimento que foi feito e na babilônia toda que se criou em volta disso”.
Ainda assim, Venâncio Mondlane reconhece que a ideia da criação do Sistema Nacional de Educação, devido em cerca de seis subsistemas, e a sua filosofia não foi má.
As eleições gerais em Moçambique, agendadas para 09 de Outubro, vão opor três candidatos, nomeadamente Venâncio Mondlane, que concorre como independente; Daniel Chapo, suportado pela Frelimo, Ossufo Momade, da Remano e Lutero Simango, do Movimento Democratico de Moçambique (MDM).