Moçambique conta com 11 marcas de café para exportar

O dia 13 de junho de 2023, passou a ser um dia histórico para os produtores e exportadores do café moçambicano. Eis que o País aderiu finalmente à Organização Internacional do Café (OIC).

Junho 14, 2023 - 17:31
Junho 14, 2023 - 17:37
 0

O dia 13 de junho de 2023, passou a ser um dia histórico para os produtores e exportadores do café moçambicano. Eis que o País aderiu finalmente à Organização Internacional do Café (OIC).

 

Segundo refere uma nota publicada na página oficial do Facebook do Ministro da Agricultura e Desenvolvimento Rural (MADER), "o nosso mercado de café que já conta com 11 marcas e 6 delas já no mercado internacional, está a crescer rapidamente e é uma parte importante de nossos planos para o futuro e para a mudança de paradigma que queremos trazer."

 

De acordo com Celso Correia, "o Governo está a trabalhar em estreita colaboração com as famílias rurais para apoiá-las nesta nova indústria, e criar mecanismos que garantem que a grande maioria dos lucros volte para eles."

 

Conforme afirmou Correia, "Moçambique quer que as pessoas experimentem uma história em cada gole do seu café uma história de herança, de paixão e de riqueza da sua terra."

 

"Ao escolher o café moçambicano, os consumidores não só desfrutam de uma experiência de sabor única, como também apoiam os agricultores locais e as suas práticas sustentáveis, assim como ajudam a preservar a biodiversidade das ricas paisagens do nosso país", escreveu o Ministro Celso Correia.

 

Prosseguindo, o governante afirmou que "Moçambique orgulha-se de agora fazer parte das nações produtoras de café do mundo." Quem também, reagiu com o momento, foi o Governo da província do Niassa que através de uma publicação regozijou-se que "em face da adesão, hoje, de Moçambique à Organização Internacional do Café (OIC) em Londres, o País se comprometeu em oferecer aos amantes e apreciadores de café de todo o mundo, a par de outras 5 marcas de café moçambicano, o nosso CAFÉ NIASSA, que é um café ecológico, orgânico e socialmente sustentável."

Conforme explica o Governo de Niassa, o CAFÉ NIASSA é um Café moído ou em grão de variedade 100% arábica. É Proveniente de plantações na província do Niassa, distrito de Maúa e é totalmente produzido e embalado em Moçambique.

 

Existem Duas variedades de torrefação: “Expresso”, mais torrado, mais escuro e mais amargo, e” Medium Roast”, menos torrado, mais claro e menos amargo. Está disponível em 250 gr de café em grão ou café moído ou em embalagens de 1kg em grão.

 

De referir que recentemente "Integrity" esteve em Gorongosa, concretamente, no Parque Nacional da Gorongosa (PNG), onde apurou que em 2022, o Programa surge no âmbito da cooperação trilateral entre Moçambique, Portugal e Brasil, que permitiu que numa primeira fase, fossem experimentadas sete variedades novas entre elas: “Acauá, Catuaí Tinto IAC 44, Caturaí Amarelo 25L, Catuaí Tinto 285/15, Catuai Japi 19/08, Catuaí Tinto IAC 81, Caturaí Amarelo IAC 39 e duas já existentes (Catmor Costa Rica 95 e Catmor 128).” (Omardine Omar)