Noruega torna-se primeiro país a permitir a mineração no fundo do mar

A Noruega tornou este mês, o primeiro país do mundo a autorizar operações de mineração em águas profunda e em escala comercial.

Janeiro 22, 2024 - 23:37
Junho 14, 2024 - 10:34
 0
Noruega torna-se primeiro país a permitir a mineração no fundo do mar

Aquele país europeu pretende avançar na busca de metais preciosos muito procurados pelos projectos de tecnologia verde, com todo o risco que isso acarreta para o ambiente marinho e biodiversidade.

A decisão considerada polemica, levou a Noruega a entrar em rota de colisão com a União Europeia que antevê riscos dessa acção. 

“O fundo do mar abriga rochas do tamanho de batatas e chamadas de nódulos e crostas, que contem minerais como lítio, escândio e cobalto, apontados como essenciais para tecnologias limpas e produção de baterias. Avanca a BBC hoje. 

Mas cientistas ambientais alertam que esse tipo de mineração pode ser devastador para a vida marinha, numa altura em que a narrativa mundial é a proteção da biodiversidade. 

Refira-se que, o plano diz respeito apenas as águas norueguesas, mas um acordo sobre mineração em águas internacionais também poderá ser fechado ainda este ano.

No entanto, o governo norueguês afirma que esta a tratar o assunto com cautela e que só irá emitir licenças depois dos estudos ambientais adicionais.

“O governo esta a adoptar uma abordagem preventiva para esta actividade mineral” disse hoje a BBC Marianne Sivertsen Ministro de Energia e Ambiente da Noruega.