África do Sul apreende heroína proveniente de Moçambique avaliada em 75 milhões de randes

(AIM) - A polícia da vizinha África do Sul deteve, na província oeste de Mpumalanga, um cidadão moçambicano, de 49 anos de idade, durante uma operação que resultou na apreensão heroína no valor de 75 milhões de rands.

Julho 18, 2023 - 21:59
Julho 18, 2023 - 22:33
 0
África do Sul apreende heroína proveniente de Moçambique avaliada em 75 milhões de randes
heroína proveniente de Moçambique

A droga destinava-se ao mercado internacional, segundo a Coronel Katlego Mogale, que é porta-voz da unidade de elite da polícia sul-africana de combate ao crime Hawks.


Mogale afirmou que a equipa de combate ao crime está empenhada em pôr termo à proliferação de drogas ilegais e em garantir que as pessoas envolvidas no contrabando de substâncias proibidas sejam responsabilizadas pelos seus actos.


'Isto é evidente na operação multidisciplinar que foi conduzida em Mpumalanga no domingo (16) que culminou com a detenção de um suspeito”, disse.


'Segundo consta, o South African Narcotic Bureau (SANAB) da Direcção de Investigação de Crimes Prioritários, recebeu informações da unidade da polícia canina Witrivier K9, sobre um camião suspeito de transportar drogas ilegais', explicou Mogale.


A unidade Hawks, com a ajuda da polícia de Elukwatini, uma cidade de Mpumalanga, dos bombeiros de Elukwatini e dos Serviços da Polícia Sul-Africana (SAPS) da pequena cidade de Badplaas, mandou parar o camião suspeito que acabou sendo levado à esquadra.


'Os bombeiros ajudaram a abrir o compartimento oculto, onde foram descobertos 250 tijolos de heroína de um quilo com um valor de mercado estimado em 75 milhões de rands', disse Mogale.


O chefe nacional dos Hawks, tenente-general Godfrey Lebeya, disse que a apreensão de drogas é resultado da cooperação policial internacional.

'A apreensão de droga resultou da Célula de Planeamento Trilateral (TPC), que é uma equipa criada pelos ministérios responsáveis pelo policiamento das repúblicas da África do Sul, Moçambique e Tanzânia, para combater o tráfico de heroína através da Rota do Sul', disse Lebeya.

O suspeito deverá comparecer perante o Tribunal de Carolina na quarta-feira (19), indiciado pelo crime de posse ilegal de droga com intenção de distribuir.


Os Hawks informaram que está a decorrer uma investigação para apurar como é que o camião conseguiu entrar na África do Sul sem ter sido cuidadosamente controlado na fronteira com Moçambique.
(AIM)