África do Sul: vazamento de gás causa morte de 16 pessoas nos arredores de joanesburgo
(AIM) - Pelo menos 16 pessoas, incluindo crianças, morreram após um vazamento de gás nos arredores de Joanesburgo, disseram os serviços médicos de emergência da África do Sul (EMS) nesta quinta-feira.
O incidente que ocorreu no assentamento informal a leste de Joanesburgo, na noite de quarta-feira, acredita-se que esteja ligado às actividades ilegais de mineração.
Nas primeiras horas da quinta-feira. EMS disse, inicialmente, que duas dúzias de pessoas morreram no assentamento informal de Ângelo, depois que o óxido de nitrato aparentemente vazou de um cilindro de gás usado por mineiros ilegais que operam a partir daquele assentamento.
Segundo o jornal electrónico TimesLIVE, o porta-voz do EMS de Ekurhuleni, William Ntladi, reviu o número de pessoas internadas e de pessoas mortas de duas dúzias para 16 pessoas mortas, depois que algumas foram reanimadas pelos paramédicos.
“Entre os que morreram estavam oito homens, cinco mulheres e três crianças. Outras pessoasforam reanimadas após a intervenção dos paramédicos no local e foram transportados para o hospital memorial de Tambo para mais cuidados médicos”, disse Ntladi.
Acrescentou ainda que “Os internados no hospital são 16, no total, dos quais quatro apresentavam um quadro crítico e outros 11 em estado grave, mas estável. Um deles deu entrada em estado totalmente consciente”.
A África do Sul tem um número significativo de mineiros ilegais que arriscam a vida à procura de ouro nas minas abandonadas.
Os incidentes têm ocorrido com muita frequência. Recentemente, mais de três centenas suthos perderam a vida numa mina abandonada no estado de Free State.