Cruz Vermelha reforça acção humanitária em Cabo Delgado

A Cruz Vermelha de Moçambique (CVM) reafirma a sua missão de continuar a assistir as pessoas deslocadas devido ao terrorismo na província de Cabo Delgado e apoiar as acções para a prevenção e mitigação da cólera no país

Maio 9, 2023 - 15:36
 0
Cruz Vermelha reforça acção humanitária em Cabo Delgado
Cruz Vermelha

O compromisso foi assumido ontem, pelo porta-voz da instituição, Abílio Campos no âmbito das celebrações do 160º aniversário da agremiação e do Dia Internacional da Cruz Vermelha, que hoje se assinala no mundo inteiro.


Abílio Campos disse que os membros e voluntários da entidade de cariz humanitária encontram-se nas província onde se registam casos de cólera para assistir os afectados por esta doença.


“Estamos focados na questão da cólera que assola o país. A Cruz Vermelha tem feito várias actividades para minimizar a doença. Esteve em Niassa, Zambézia, Tete, em todas as província onde o surto colérico está a dizimar, está a criar problemas sérios, e na sensibilização da população, acção de higiene, questão da água no âmbito da distribuição de certeza”, disse Campos.


Vincou que “Há acções multissectoriais específicas no que tange a questão da cólera. Esta é uma actividade que se vai juntar também a outras actividades de mitigação de desastres que a Cruz Vermelha faz com a compilação do voluntariado e movimentos da instituição”.


O porta-voz da CVM referiu que, as ações de reforço de assistência às vítimas de terrorismo sobretudo em Cabo Delgado estão na lista de prioridades da instituição.


“Dentro da família Cruz Vermelha há uma entidade que é vocacionada […] a situações de conflitos, a acções para mitigar os deslocados, fazemos acompanhamento nacional onde temos uma delegação em Cabo Delgado onde trabalhamos também para apoiar as populações”, avançou.

“A população tem ajudando a cruz vermelha no seu máximo, pois os voluntários não podem ir só entregar os donativos por questões de acessibilidade, mas quando há acessibilidade, há condições, os trabalhos são feitos. Esta questão de dar prioridades a Cabo Delgado é um assunto que está também na agenda das actividades que a cruz vermelha faz”, acrescentou.