MISAU desmente circulação de nova variante da Covid-19 em Moçambique

O Ministério da Saúde de Moçambique (MISAU) desmentiu recentemente os rumores sobre a circulação de uma nova variante da Covid-19 no país.

Janeiro 11, 2024 - 17:17
 0
MISAU desmente circulação de nova variante da Covid-19 em Moçambique

Estes rumores, que se propagaram nas redes sociais, sugeriam um aumento de casos de Covid-19, particularmente importados de Portugal, e alegavam o lotação das unidades de saúde, incluindo o Centro de Saúde da Polana Caniço, anteriormente utilizado como centro de internamento de Covid-19.

 

Num comunicado oficial, o MISAU esclareceu que, apesar de reconhecer a circulação do vírus SARS-CoV-2, responsável pela Covid-19, a situação encontra-se estável e com uma taxa de positividade abaixo de 10% desde o último trimestre de 2023. O Ministério implementou um sistema de vigilância de síndrome gripal para monitorar a tendência epidemiológica, a sazonalidade e a circulação de variantes.

 

O documento também destaca um aumento na positividade dos vírus da gripe, que passou de 12% para 20% nas últimas duas semanas de Dezembro. Perante este cenário, o MISAU reforça a recomendação de medidas preventivas contra gripes sazonais.

 

Este esclarecimento surge no contexto de um alerta global da Organização Mundial da Saúde (OMS) sobre o risco de emergência de uma nova variante da Covid-19, potencialmente mais letal, instando os países a prepararem-se para diferentes cenários.

 

Apesar dos esclarecimentos do MISAU, persiste um clima de preocupação entre os cidadãos, reflexo das consequências da pandemia num passado recente. O MISAU continua a monitorar a situação, mantendo a população informada e alerta para quaisquer desenvolvimentos.