Em Pretória: Chapo propõe novo modelo de governação para Moçambique
O candidato presidencial da FRELIMO, Daniel Chapo, está em Pretória, África do Sul, numa visita oficial destinada a fortalecer os laços entre o partido FRELIMO e o ANC, bem como a buscar apoio do seu possível homólogo, caso vença as eleições de 9 de Outubro.
Durante a sua visita, Chapo foi recebido pelo Presidente sul-africano, Cyril Ramaphosa, no Parlamento da África do Sul, onde abordaram temas relacionados ao apoio mútuo e às relações históricas entre os dois partidos.
Em contacto com a comunidade moçambicana residente na África do Sul, Daniel Chapo prometeu uma renovação no modelo de governação de Moçambique, reconhecendo que as necessidades actuais exigem novas abordagens. "Estamos a cerca de 50 anos no poder, e acreditamos que é necessário mudar a forma como fazemos as coisas para obter resultados diferentes," afirmou Chapo, ao justificar a necessidade de uma renovação na forma de governar.
O candidato sublinhou que o mundo evoluiu significativamente e que essa evolução deve ser vista como uma oportunidade para Moçambique fazer a diferença. "A nossa missão é amar e servir o próximo," acrescentou, referindo-se ao seu compromisso com os moçambicanos, caso seja eleito.
Esta visita marca o primeiro encontro oficial entre Daniel Chapo e Cyril Ramaphosa, num contexto de reforço das relações bilaterais entre a FRELIMO e o ANC. Chapo esteve acompanhado por membros de destaque do partido, como Verónica Macamo e o secretário-geral da FRELIMO.