Estado Islâmico assume autoria de novos ataques em Cabo Delgado

O Estado Islâmico reivindicou, hoje, a autoria de um ataque terrorista em Macomia, província de Cabo Delgado, e a morte de pelo menos 20 pessoas, um dos mais violentos em vários meses.

Fevereiro 14, 2024 - 20:23
Junho 5, 2024 - 10:50
 0
Estado Islâmico assume autoria de novos ataques em Cabo Delgado

Através de canais de propaganda, o grupo terrorista documentou o ataque com imagens, a uma posição das forças armadas, levando vário material bélico, e reivindicou ainda outro ataque em Chiúre.

A posição do Estado Islâmico surge depois de o administrador distrital de Macomia, Tomás Badae, ter confirmado na segunda-feira, 12 de Janeiro, que os grupos de insurgentes que actuam em Cabo Delgado atacaram uma posição das Forças de Defesa e Segurança (FDS) no distrito.

O ataque aconteceu entre a noite de sexta-feira e a madrugada de sábado, entre 23h e 03h, no posto administrativo de Mucojo, a 45 quilómetros da sede distrital de Macomia: "Tomaram, sim, a posição e assaltaram-na, mas não temos mais informação se ainda estão lá ou já abandonaram".

Desde a ocorrência do ataque, a comunicação com Mucojo ficou interrompida.

Na terça-feira foi confirmado o ataque, também agora reivindicado pelo Estado Islâmico, no distrito de Chiúre, com a destruição de várias infraestruturas e igrejas.

O ataque começou por volta das 17h de segunda-feira e prolongou-se até quase meia-noite. O alvo foi a sede do posto administrativo de Mazeze, no interior do distrito de Chiúre, onde os rebeldes atearam fogo ao hospital, secretaria do posto administrativo e a residência da chefe do posto administrativo, avançou o administrador distrital de Chiúre.

"As infraestruturas estão basicamente destruídas", disse Oliveira Amimo.

Além de queimar infraestruturas públicas, prosseguiu a fonte, os rebeldes destruíram a capela pertencente à Igreja Católica.

"A parte de infraestruturas privadas, a capela dos padres, também foi destruída e neste momento o inimigo continua nas matas", acrescentou.