Greve de pilotos obriga South African Airways a cancelar voos internacionais

A South African Airways (SAA) cancelou, ontem, quinta-feira, alguns voos internacionais devido a uma greve dos seus pilotos, representados pela Associação de Pilotos da SAA (SAAPA). A paralisação surge após o fracasso nas negociações salariais e a exigência de melhores condições de trabalho.

Dezembro 6, 2024 - 10:01
 0
Greve de pilotos obriga South African Airways a cancelar voos internacionais

De acordo com a direcção da SAA, os voos domésticos e regionais continuam a operar, mas os cancelamentos já estão a afectar a mobilidade de passageiros internacionais. Pilotos em greve concentraram-se no Aeroporto Internacional OR Tambo, em Joanesburgo, numa demonstração de força para pressionar uma resolução rápida do impasse.

A SAAPA reivindica um aumento salarial de 15,7%, reduzido de uma proposta inicial de 30%, enquanto a SAA oferece um ajuste de 8,46%. O CEO interino da SAA, John Lamola, alertou que atender às exigências poderia comprometer a já frágil situação financeira da companhia aérea, que enfrenta dificuldades económicas desde 2019, quando entrou em protecção contra falência.

Esta greve representa mais um obstáculo para a SAA, que tenta recuperar-se de anos de má gestão e impactos da pandemia. Recentemente, a companhia anunciou um plano de expansão, aumentando a sua frota de 6 para 13 aeronaves, com a expectativa de alcançar 21 até ao final do ano.