Líder da Al-Qaeda morto pelos EUA

O líder da Al-Qaeda foi morto num ataque com drones da CIA, de acordo com as autoridades norte-americanas, citadas esta terça-feira, pela BBC.

Agosto 3, 2022 - 16:23
Agosto 3, 2022 - 18:21
 0

Ayman al-Zawahiri encontrava-se no Afeganistão e terá sido eliminado no que o presidente Joe Biden considerou uma operação de antiterrorismo com sucesso e sem baixas civis. 

 

"A justiça foi feita e este líder terrorista já não existe. Após uma busca incansável por Zawahiri, ao longo de anos, nas presidências de Bush, Obama, e Trump, os nossos serviços secretos localizaram Zawahiri, no início deste ano. Ele tinha-se mudado para o centro de Cabul para se reunir com membros de família chegada. Depois de considerar cuidadosamente as provas claras e convincentes da sua localização, autorizei um ataque de precisão para retirá-lo do campo de batalha de uma vez por todas", afirmou o líder norte-americano.

 

Ayman al-Zawahiri, médico e cirurgião egípcio, nasceu a 19 de Junho de 1951, no seio de uma família abastada dos subúrbios do Cairo.

 

Devoto ao islamismo desde criança, abraçou um ramo violento sunita que procurava subjugar a uma dura interpretação do domínio islâmico os governos do Egipto e de outras nações árabes.

 

Após ajudar a coordenar o 11 de Setembro, al-Zawahri reconstruiu a liderança da Al-Qaeda na fronteira entre o Afeganistão e o Paquistão e foi líder supremo no Iraque, na Ásia e no Iémen.

 

Levou a cabo ataques sangrentos em Bali, Mombaça, Riade, Jacarta e Istambul. Mais a ocidente, esteve por trás dos atentados em Madrid, em 2011, e, quatro anos mais tarde, em Londres.