Maputo recebe vinte e dois autocarros articulados com problemas de vias de acesso
Pelo menos 22 autocarros articulados já estão em Maputo desde o último sabádo, cujo objectivo é reduzir a crise de transporte na região metropolitana de Maputo, uma região que enfrenta graves problemas de mobilidade, em parte causada por degradação das vias.
O secretário permanente do Ministério dos Transportes e Comunicações, Ambrósio Sitoe, disse que os autocarros começarão a circula em Janeiro Proximo, ou seja, em cerca de uma semana.
"Os autocarros têm capacidade de transporte 150 passageiros sentados, o que permite retirar de uma única vez a quantidade que seria transportada por cerca de 10 viaturas de 15 lugares", disse Ambrósio Sitoe.
A aquisição dos autocarros resulta de uma parceria entre o Governo e uma empresa sul-africana, país vizinho, e deverão servir a seis rotas da capital. "Isto resolve alguns desafios e prioridades estratégicas do sector dos transportes (...) Este é o princípio de um processo que o ministério está a fazer no sentido de resolver aquilo que é o desafio da mobilidade urbana na área metropolitana do grande Maputo", referiu Ambrósio Sitoe.
A área metropolitana de Maputo, com cerca de três milhões de habitantes, cobre o distrito de Marracuene e os municípios de Maputo, Matola e Boane, concentrando "mais de 70% do parque automóvel de todo o país", segundo dados do Ministério dos Transportes.
O sector de transportes constitui um dos mais deficitários ao nível dos serviços públicos no país, principalmente o transporte rodoviário.
TORRE